Jornada Missionária da Juventude chega à segunda edição

Jornada Missionária da Juventude chega à segunda edição

A Jornada Missionária da Juventude é a maior concentração juvenil da Arquidiocese de Londrina e reunirá no dia 20 de outubro os jovens e adolescentes de todos os carismas e expressões.

Ao convite de Jesus: “Eis que estou à porta e bato”, Maria nos oferece o melhor exemplo de resposta. Não apenas diz sim ao chamado de Deus, mas também se coloca inteiramente à disposição da Palavra do Senhor, “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a Tua Palavra”. É esta relação que motiva a 2ª Jornada Missionária da Juventude, maior concentração de jovens e adolescentes da Arquidiocese de Londrina/PR, que será realizada no dia 20 de outubro, na Catedral de Londrina.

A jornada, que acontecerá a partir das 14h, é um espaço de encontro dos diversos carismas e expressões da juventude da Arquidiocese. “Criar ambientes de encontro. É por isso que existe um setor responsável pela evangelização da juventude, para que as várias ramificações, movimentos, pastorais, expressões que evangelizam a juventude de formas criativas e distintas possam se encontrar e amadurecer em comunhão, o que não significa uniformidade, a partir do encontro no processo de evangelização da juventude”, destaca o assessor do Setor Juvenil padre Dirceu Júnior dos Reis.

O vice coordenador do Setor Juvenil e um dos organizadores do evento, Lucas Henrique de Oliveira, acrescenta que muitas vezes os jovens ficam presos às suas realidades e na jornada têm a possibilidade de reunir os decanatos para celebrar o objetivo comum: seguir Jesus e seus ensinamentos. “Queremos nesse dia ser um só, independente de movimento, de expressão”, explica Lucas. “Queremos mostrar que a juventude de Londrina não está esquecida e nem morta. Pelo contrário, vive e quer levar Jesus com o seu jeitão de ser jovem”, acrescenta Wesley Alves Duarte Pimentel, um dos organizadores do evento.

‘Jovens de diferentes movimentos e pastorais em torno de um único pastor que é Jesus’, explica o padre Dirceu. “A jornada mostra o rosto jovem da Arquidiocese, mostra a potencialidade que a juventude tem como protagonista dentro da caminhada das comunidades. Hoje, a juventude é o ambiente teológico que alimenta a nossa esperança de alcançarmos juntos a salvação”, completa.

Novidade no local do evento

Diferentemente da primeira edição, este ano será a Catedral de Londrina. “O local é muito significativo, será na Catedral de Londrina, o Coração da nossa Arquidiocese, isto gera unidade e centralidade em Cristo, que é o real motivo desse nosso momento”, explica Wesley.

 A banda Missionário Shalom conduzirá a programação. A jornada também contará com duas pregações, um momento vocacional com o arcebispo Dom Geremias Steinmetz, Santa Missa, teatro e bênção aos vestibulandos. Será montada uma praça de alimentação no estacionamento da Catedral. “Estamos preparando algo bem dinâmico, bem a cara da juventude. Temos nos dedicado para que seja um marco na história da juventude de Londrina”, comenta Wesley.

Juventude em unidade

A Jornada Missionária leva esse nome porque se trata de uma juventude em saída, que não deve se concentrar apenas às estruturas físicas das paróquias e comunidades de cada jovem, “mas temos que nos movimentar e nos desprender daquilo que nos torna pessoas individualistas e aproveitar aquilo que vem de Deus, que é a unidade em Cristo”.

A organização envolveu jovens lideranças de toda Arquidiocese e movimentos com o objetivo de fazer um encontro que agrade a juventude. “Já estamos nos aquecendo para que tudo corra muito bem. Os diversos carismas se uniram para uma grande festa em nome de Jesus. A unidade em meio a diversos carismas gera Cristo no meio de nós”, conta Wesley.

Por: Setor Juvenil Arquidiocese de Londrina.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email