Jornada de Espiritualidade reúne juventude de Salvador e lança preparação para JMJ de 2016

Jornada de Espiritualidade reúne juventude de Salvador e lança preparação para JMJ de 2016

salvadorUm dia para marcar a vida da juventude católica de Salvador. Desta forma, foi a vivência e encerramento da Semana de Espiritualidade da Juventude da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, no último domingo, 20, no Ginásio da Universidade Católica de Salvador (Ucsal). O evento, promovido pelo Setor juventude, reuniu jovens da igreja de toda a capital, além de grupos da Região Metropolitana.

A Semana de Espiritualidade, neste ano, teve como tema “Jovens conectados às bem-aventuranças” e como proposta que as atividades com a juventude desenvolvidas nas 111 paróquias acontecessem sob a luz do direcionamento proposto pelo Papa Francisco para o Dia Mundial da Juventude de 2014: “Felizes os pobres em espírito”.

O encontro reuniu representantes jovens de diversas expressões como Pastoral da Juventude, Renovação Carismática Católica, Treinamento de Liderança Cristã e líderes paroquiais. De acordo com a coordenadora da Pastoral Juvenil da Paróquia São João Evangelista, ao comentar sobre a palestra de Irmã Maria Laura, Comunidade O Verbo de Vida, a religiosa trouxe a importância do jovem se desafiar a viver uma vida em Cristo: “Este desafio está na adesão ao projeto de Deus como um todo, sem cortes, mas uma adesão definitiva”.

Em seguida, os participantes foram direcionados às oficinas temáticas. Já no final da manhã, a Santa Missa foi conduzida por padre Josuel Jesus que destacou a “a paciência de Deus conosco”. No período da tarde, a Comunidade Católica Shalom apresentou o espetáculo “O Canto das Írias”, com op qual trouoxe a experiência de se viver a verdade em Deus. A programação seguiu com palestra sobre a evangelização e comportamento nas redes sociais, além de um dos momentos mais marcantes do encontro, a Adoração ao Santíssimo Sacramento.

JMJ Cracóvia 2016

Outro marco da Jornada de Espiritualidade foi o lançamento oficial da preparação para a Jornada Mundial da Juventude 2016, na Cracóvia, na Polônia. Conduzido pelo Bispo Auxiliar de Salvador, Dom Gilson Andrade, o momento também recordou as experiências vividas na JMJ Rio2013, que reuniu mais de 3,5 mi de jovens de todo mundo, na capital carioca.

Dom Gilson animou aos jovens na expectativa em participar do encontro mundial e pediu que todos se “preparem e busquem as melhores formas para garantir a sua ida ao evento. É algo único na vida de um jovem”. Outra informação apresentada foi o retorno das Vigílias dos Jovens Adoradores, em preparação à próxima JMJ. A primeira acontecerá no próximo dia 13 de setembro, na Catedral Basílica, no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador.

Fonte: Comissão para Assuntos da JMJ em Salvador

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email