JAJ agita a Arquidiocese de Florianópolis

JAJ agita a Arquidiocese de Florianópolis

A Jornada Arquidiocesana da Juventude (JAJ) aconteceu no domingo 23 de junho, no Centro de Evangelização Angelino Rosa (CEAR), em Governador Celso Ramos/SC. O evento foi promovido pelo Setor Juventude da Arquidiocese de Florianópolis e contou com a presença de aproximadamente mil jovens de diversas expressões.

Com o tema “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38), a JAJ promoveu diferentes momentos para que os jovens pudessem vivenciar e praticar os ensinamentos de Jesus Cristo. A palestra do professor Thiago Chaves, do Movimento de Emaús, abordou a Exortação Apostólica pós-sinodal “Christus vivit”, lançada pelo Papa Francisco. Nela, fala-se da importância da juventude ter como exemplo a figura de Jesus em seu dia a dia.

“Fico muito feliz em compartilhar com esses jovens o quanto é bom amar a Deus e respeitar o próximo. Estamos vivendo momentos de desentendimento de ideias e ideologias, e tudo o que cabe é acreditar no Senhor para que de fato a gente faça o bem e seja o caminho, a verdade e a vida”, destaca Thiago.

A Missa foi presidida pelo Arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck, que lembrou aos jovens a necessidade de seguir a Cristo e tomar a sua cruz. “Meus jovens, façam com que Cristo seja uma presença maior nas suas vidas!”. Dom Wilson contou que a presença dos jovens no encontro é essencial para o crescimento da fé e conhecimento de movimentos distintos.

“O seguimento a Cristo não é oba-oba, é tomar a cruz de Cristo. É um caminho de calvário para deixar os desejos que se contrapõem a Cristo sejam assim crucificados com Ele”, ressaltou Dom Wilson.

No período da tarde, foram realizadas oficinas que abordaram temas como congregações, movimentos e novas comunidades. Brenda Werner Klein, da Comunidade Católica Shalom, comentou que a proposta de reunir os jovens da Arquidiocese, cada um com sua particularidade, torna o evento ainda mais interessante para o crescimento da Igreja.

Richard Lopes Correia, da Forania de Camboriú, conta que a primeira participação dele na JAJ foi em 2011 e percebeu que é o momento de viver Cristo. “O evento é maravilhoso, pois é a afirmação da juventude ser protagonista e acreditar que ela pode alcançar muitas coisas com a fé e a graça de Deus”, acrescenta o jovem.

Para encerrar a JAJ, um show foi realizado com o Ministério de Música Sopro de Vida, da Paróquia Santo Antônio, São José/SC. O público pôde sentir o amor e presença do Senhor através das músicas e do momento de Adoração ao Santíssimo, conduzido pelo vigário da Paróquia São João Evangelista, Pe. Philipe Damazo.

A coordenação do Setor Juventude é composta pelo Assessor Eclesiástico, Pe. Ewerton Gerent, coordenador da Região Sul, Matheus Crispim, coordenadora da Região Norte, Carla Beatriz Corrêia, e os representantes de pastorais, movimentos e comunidades eclesiásticas.

O jovem Matheus Crispim, em nome da coordenação, agradeceu a todos que ajudaram na organização do encontro: “Há quase um ano a gente vinha rezando, pensando e construindo a JAJ. Não só a coordenação, mas todos os representados do Setor Juventude pensaram neste evento em conjunto. Temos que agradecer a Deus por tudo aquilo que Ele proporcionou, mas também, agradecer a todos aqueles que ajudaram para que o evento fosse bem sucedido”, ressalta Crispim.

Por: Vitória Horn/ Fotos: Altieste Carlos Schmidt, Sabrina Franzosi, Carlos Dill – Setor Juventude.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email