JMJ Rio 2013 – Está chegando a hora

JMJ Rio 2013 – Está chegando a hora

Jovens do Distrito Federal, do Brasil e de todo o mundo, alegrai-vos, pois já podemos sentir no ar a atmosfera da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. A razão eminente da nossa alegria é explicável: estamos a menos de cem dias da abertura da JMJ e, de algum modo, já estamos vivenciando a forte experiência da fé e da comunhão que a preparação deste evento nos possibilita. Além disso, por meio da realização do Bote Fé nas diversas Arquidioceses/Dioceses do nosso país, nós temos evidenciado, cada vez mais, que os nossos jovens estão buscando uma renovada juventude de espírito.

 Jovens, entusiasmai-vos, pois “a principal finalidade das Jornadas é colocar Jesus Cristo no centro da fé e da vida de cada jovem, para que seja o ponto de referência constante e a luz verdadeira de cada iniciativa e de toda tarefa educativa das novas gerações”. (Carta do Beato João Paulo II, por ocasião do Seminário de estudo sobre as Jornadas Mundiais da Juventude, em 8 de maio de 1996). Jovens, ide a Cristo a cada novo dia desta contagem regressiva para a JMJ. Confessai os vossos pecados, crescei na santidade e integrai uma Pastoral em vossa Paróquia ou Movimento, a fim de contribuirdes para a defesa e beleza da Fé Católica, para o bem da sociedade e para a vantagem de toda a obra missionária. “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19), com a consciência de que o vosso testemunho de pertença a Deus e à Igreja é o mais belo esplendor da justiça entre os vossos companheiros de juventude. E não poderia ser diferente; afinal, a vossa exuberante energia e o vosso espírito de serviço fazem de vós protagonistas da obra da evangelização.

 Jovens, com o fervor da fé, ouvi o convite e os conselhos do Papa Francisco que vos diz: “Olho com alegria para o próximo mês de julho, no Rio de Janeiro. Vinde! Encontremo-nos naquela grande cidade do Brasil! Preparai-vos bem, sobretudo espiritualmente, nas vossas comunidades, para que o referido Encontro seja um sinal de fé para o mundo inteiro. Os jovens devem dizer ao mundo: é bom seguir Jesus; é bom andar com Jesus; é boa a mensagem de Jesus; é bom sair de nós mesmos para levar Jesus às periferias do mundo e da existência”. (Homilia do Papa Francisco, na Praça de São Pedro, em 24 de março de 2013). Amigo jovem, o Papa Francisco está ansioso para te encontrar na JMJ Rio 2013. Usa a tua imaginação e tenta criar em tua memória o ambiente da JMJ: as vastas catequeses, as homilias e os ensinamentos do Santo Padre, a comunhão dos jovens de diversas raças em prol do testemunho da fé e do insubstituível dinamismo do compromisso apostólico da juventude. Agora, com o coração abrasado, reafirma junto ao Sagrado Coração de Jesus o teu ideal de alimentar os corações dos outros jovens por meio da partilha das próprias experiências da fé e do serviço à caridade.

 Jovens, rejubilai-vos, pois é tempo de suplicar a Deus a docilidade ao Espírito Santo e de sentir na alma uma santa inquietação em contribuir para o sucesso da Jornada Mundial da Juventude. É tempo de caminhar, junto com o nosso Redentor, rumo à JMJ Rio 2013. Tempo de descobertas, de encontros, de diálogo, de acolhimento da graça e de exercício da humildade. Enfim, tempo de vivência e de aceitação da Boa Nova da Salvação e dos Mandamentos que nos permitem o aprendizado dos princípios morais da fé cristã.

Jovens, congratulai-vos com a Verdade, pois Deus é a Verdade que nos transforma, a Vida que nos restaura e o Caminho que nos leva à felicidade plena. Jovens, vamos agora recorrer à intercessão da Virgem Santa Maria para que Ela nos acompanhe nesta caminhada rumo ao JMJ Rio 2013 e renove a nossa fé na comunhão dos santos. Jovens santos, jovens conectados ao Amor sem reservas, Cristo está convosco neste desafio de dar sempre um passo a mais em direção à JMJ. Ele já providenciou tudo para o sucesso deste evento: a Mesa está preparada, o ambiente está sendo modernizado para cativar o vosso olhar e as palavras de vida eterna que irão tocar o vosso coração já foram selecionadas. Por isso, fazei a vossa parte, superando as dificuldades humanas, espirituais ou econômicas, a fim de que vós possais acolher, de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro, de braços e coração abertos, tudo aquilo que Cristo disponibilizou para vós crescerdes como discípulos missionários do Reino de Deus.

Jovens, vamos terminar esta nossa conversa suplicando a Jesus que estes dias que antecedem a JMJ Rio 2013 sejam para todos nós um estímulo para a reflexão e vivência da nossa fé e um tempo feliz de descoberta de desafios novos e eficazes na proposta de nosso serviço missionário da santidade. Jovens, um moderno desafio missionário que Cristo vos faz, nesta exata hora, é, certamente, convencer outros jovens a participarem da JMJ. Jovens, tá chegando a hora e, por isso, não deixeis a hora passar: abraçai esse kairós, com o vigor da vossa juventude, cantando: “Cristo nos convida: venham, meus amigos! Cristo nos envia: sejam missionários!”

 Amigo jovem, o Cristo nos espera no Rio de janeiro. O Cristo nos espera na JMJ. Vamos, então, afirmar: Senhor, estamos chegando e estamos levando em nossos corações a certeza de que é belo caminhar Contigo, contemplando o esplendor da fé na bela face da juventude, expressando a profunda gratidão do Amor duradouro e professando, junto com São Tomás de Aquino, que, “em Ti encontram-se a alegria da primavera, o brilho do verão, a fertilidade do outono e o suave repouso do inverno!”.

 Aloísio Parreiras

(Escritor e membro do Movimento de Emaús de Brasília)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email