JMJ PANAMÁ: Conheça a agenda oficial do Papa Francisco

JMJ PANAMÁ: Conheça a agenda oficial do Papa Francisco

Falta pouco! A Jornada Mundial da Juventude Panamá 2019 se aproxima e o Comitê Organizador Local divulgou na tarde desta terça-feira, dia 20, a agenda oficial do Papa Francisco. Além das atividades relativas aos eventos centrais da JMJ, o Santo Padre ainda terá encontro com jovens infratores de um centro de reabilitação de menores, com jovens enfermos e com os bispos da América Central. “Foi um desejo do Papa Francisco ir ao encontro dos jovens que não poderão estar nos grandes eventos da jornada e a visita aos menores infratores e aos enfermos vem desta preocupação do Santo Padre”, contou o arcebispo Ulloa Mendieta.

O Papa Francisco chegará ao Panamá no dia 23 de janeiro com um vôo saído de Roma. A previsão da chegada é às 16h30, quando receberá as honras como Chefe de Estado, sendo acolhido pelas autoridades do governo panamenho e da Igreja. Após esta cerimônia, Papa Francisco irá para a “sua casa no Panamá”, a Nunciatura Apostólica, para descansar da longa viagem.

No dia 24 de janeiro, Papa Francisco se encontrará com o presidente da República, autoridades governamentais, corpo diplomático e representantes da sociedade em um encontro com mais de 70 bispos da América Central. Às 17h, se realizará a Cerimônia de Acolhida e Abertura da JMJ no Campo Santa Maria La Antigua.

Um encontro muito especial do Papa Francisco acontece no Centro de Menores em Las Garzas de Pacora no dia 25 de janeiro no período da manhã. Os jovens privados de liberdade participarão de uma liturgia penitencial com o Santo Padre, em um ato de arrependimento, reconciliação e perdão. Já no período da tarde, acontece a Via Crucis com os jovens peregrinos no Campo Santa Maria La Antigua.

No sábado, dia 26 de janeiro, durante a manhã, o Papa Francisco dedicará o altar da Catedral Basílica Santa Maria La Antigua, um momento em que a Igreja Arquidiocesana se reunirá em festa com sacerdotes, consagrados e movimentos laicos de todo o território diocesano. A Catedral, totalmente reformada e com mais de 400 anos de história, tem uma capacidade para 600 pessoa, porém a Praça da Independência, abrigará mais de 1800 fieis das paróquias da arquidiocese.

Após esta celebração na Catedral Arquidiocesana, o Santo Padre se reunirá em privado com um grupo de jovens representando os cinco continentes para um almoço e diálogo no Seminário Maior São José. À tarde, os peregrinos se reunirão para a Grande Vigília com o Papa Francisco no campo São João Paulo II, onde pernoitarão até a missa do domingo, dia 27.

A Missa de Envio será celebrada nos primeiros momentos da manhã do dia 27, às 8h. Depois, o pontífice visitará algumas obras de caridade da Igreja na Casa Hogar el Buen Samaritano, um centro de acolhida para pacientes enfermos de AIDS, sem distinção de sexo, religião ou orientação sexual, jovens carentes de recursos para viver a condição.  Neste local, o Papa Francisco rezará a oração mariana do Angelus com jovens dependentes de drogas e álcool.

Ainda no domingo, às 16h30, o Papa Francisco terá um encontro com os voluntários da JMJ – que somam milhares e que tornam possível o evento. Do encontro, o Santo Padre se dirigirá ao Aeroporto Internacional de Tocumen para uma cerimônia de despedida antes de sua partida para Roma.

Agenda Oficial

Confira de forma detalhada a agenda da viagem Apostólica de Sua Santidade Francisco ao Panamá, por ocasião da XXXIV Jornada Mundial da Juventude. 23 a 28 de janeiro de 2019.

Chegada do Papa Francisco
23 de Janeiro 2019
09h35 | Saída: Roma > Panamá
16h30 | Chegada no Aeroporto do Panamá (Tocumen)
16h50 | Acolhida Oficial (Nunciatura Apostólica)

Cerimônia de Acolhida do Santo Padre
24 de Janeiro 2019
09h45 | Cerimônia de Boas Vindas (Palácio de las Garzas)
10h00 | Visita ao Presidente da República (Palácio de las Garzas)
10h40 | Encontro com as autoridades, corpo diplomático e representantes da sociedade (Ministério das Relações Exteriores)
11h15 | Encontro com os Bispos Centro-Americanos (Igreja de San Francisco de Asis)
17h30 | Cerimônia de Acolhida e Abertura da JMJ(Campo Santa Maria La Antigua – Cinta Costera)

Via Sacra
25 de Janeiro 2019
10h30 | Liturgia Penitencial com os Jovens Privados de Liberdade (Centro de Cumplimiento de Menores Las Garzas de Pacora)
11h50 | Retorno para a Nunciatura Apostólica
17h30 | Via Crucis com os Jovens (Campo Santa Maria La Antigua – Cinta Costera)

Vigília com os Jovens
26 de Janeiro 2019
09h15 | Santa Missa de Dedicação do Altar da Catedral Basílica de Santa María la Antígua
12h15  | Almoço com os Jovens (Seminário Mayor San José)
18h30 |  Vigília com os Jovens (Campo San Juan Pablo II – Metro Park)

Missa de Envio
27 de Janeiro 2019
08h00 | Santa Missa de Envio da JMJ Panamá 2019 (Campo San Juan Pablo II – Metro Park)
10h45 | Visita a Casa Bom Samaritano
16h30 | Encontro com os Voluntários da JMJ (Estadio Rommel Fernández)
18h00 | Cerimônia de Despedida (Aeroporto Tucumen)
18h15 | Saída do Avião para Roma

Chegada do Papa Em Roma
28 de Janeiro 2019
11h50 | Chegada do Papa no Aeroporto de Roma/Ciampino

*As informações levam em conta o fuso horário do Panamá (UTC-5)

Por Adilson Jorge e Layla Kamila – com informações da JMJ Panamá 2019.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email