JMJ Lisboa 2023: Papa Francisco encontra centros de assistência social e almoça com jovens peregrinos

JMJ Lisboa 2023: Papa Francisco encontra centros de assistência social e almoça com jovens peregrinos

Foto: Vatican News

O terceiro dia da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 foi marcado por uma intensa programação para o Papa Francisco. Desde o período da manhã, o pontífice participou de um encontro com centros de assistência social, confessou alguns jovens, almoçou com peregrinos e encerrou o dia participando da Via-Sacra na Colina do Encontro, mais um dos atos centrais da JMJ.

Foto: Vatican News

No período da manhã, logo após ir à Cidade da Alegria (Jardim Vasco da Gama) para ouvir a confissão de alguns jovens peregrinos, o Papa foi ao Centro Paroquial de Serafina para um encontro com representantes de alguns centros de assistência social. Em sua mensagem, Francisco destacou três aspectos: “Fazer o bem juntos”, “Agir no concreto” e “Estar próximo dos mais frágeis.”

De improviso, reforçou que a concretização do espírito do encontro está no amor. 

“Real é o amor concreto, aquele em que se sujam as mãos. Cada um de nós pode perguntar-se: o amor que sinto por todos aqueles que estão aqui, o amor que sinto pelos outros, é concreto ou abstrato? (…) Não poderia haver uma Jornada Mundial da Juventude sem ter em conta esta realidade. Porque também isto é juventude, no sentido de que vós gerais continuamente vida nova.”

 

Almoço com jovens peregrinos

Após o encontro, o Papa Francisco almoçou com dez jovens, de diferentes nacionalidades, na sede da Nunciatura Apostólica, onde está hospedado em Lisboa. Dentre eles, um jovem brasileiro. Em entrevista ao Vatican News, o jovem disse que foi uma experiência de estar olhando para o rosto de Jesus misericordioso. “É algo que eu não consigo explicar. O Papa é o Sucessor de Pedro, que por sua vez é o Sucessor de Cristo. Todos os jovens que vieram trouxeram um presente para o Papa Francisco. Eu também tive a oportunidade de fazer algo simples, uma carta onde pude entregar minha vida à Igreja, a Deus e também pedir uma oração, e também dizer que eu rezo pelo Papa, estou em oração pelo Papa. Foi algo único na minha vida. Penso que nunca mais vai se repetir e eu estou muito feliz”, disse o brasileiro.

Pedro contou ainda que, durante o almoço, Francisco reforçou a importância dos jovens terem contato com os idosos, buscando a sabedoria dos que transmitiram a fé às novas gerações.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email