JMJ 2022: Papa quer motivar jovens a serem “mais atores” e menos “espectadores” na evangelização

JMJ 2022: Papa quer motivar jovens a serem “mais atores” e menos “espectadores” na evangelização

Após o anúncio do tema da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2022, feito pelo Papa Francisco neste sábado, 22, o cardeal-patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente, afirmou que o tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente” convoca à ação, mais do que a uma atitude de observação.

O cardeal destacou que, muitas vezes, os fiéis são mais espectadores do que atores e evangelicamente não pode ser assim, por isso a escolha do Papa sobre este tema, que foca a “prontidão de Maria”, ao ajudar a sua prima Isabel.

“(É) a prontidão que nós devemos ter e os jovens, em particular, estão disponíveis para ter, têm a vida toda à frente para ir ao encontro dos outros, e fazerem da sua vida algo muito bonito, não só para si, mas para os outros”, sustentou Dom Manuel Clemente.

O Papa também destacou os temas das jornadas diocesanas de 2020 e 2021, com o convite aos jovens de os meditarem durante esses dois anos que antecedem a JMJ 2022. São eles: “Jovem, eu digo-te, levanta-te!” e “Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste!”, respectivamente.

Levanta-te

O cardeal observou que a palavra de ordem para qualquer dos anos é sempre o “Levanta-te”. “É muito importante passarmos de meros espectadores envolvidos diretamente na aventura evangélica. E os jovens estão particularmente disponíveis para isso”, assinala o patriarca impulsionando para que as “realidade juvenis católicas ganhem mais sentido de missão”.

Dom Manuel destaca que o tema eleito faz uma ligação à JMJ do Panamá, realizada em janeiro deste ano, centrada na anunciação e na “disponibilidade” de Maria: ‘Eis a serva do Senhor; Faça-se em mim segundo a Vossa Palavra’.

“Agora o Papa marca para Lisboa o episódio seguinte, quando Maria se levanta, apressadamente, ao encontro de Isabel para estar com ela quando precisava de ajuda”, recorda o cardeal-patriarca.

Da redação, com Agência Ecclesia

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email