IV Encontro Nacional de Jovens de Movimentos acontecerá online e tem participação gratuita

IV Encontro Nacional de Jovens de Movimentos acontecerá online e tem participação gratuita

O Encontro Nacional de Jovens de Movimentos (ENJM) acontecerá no dia 30 de outubro, sábado, no formato on-line via aplicativo zoom com programação na parte da manhã de 8h30 às 11h30 e, à tarde, das 14h00 às 16h00.

O ENJM busca reunir lideranças jovens de diversos movimentos eclesiais da Igreja no Brasil e ser um momento de troca de experiências, conhecimento, formação e unidade. Além disso, se faz importante estar presente com essas lideranças e ouvir seus anseios e necessidades enquanto jovens cristãos atuantes nas diversas realidades.  O tema escolhido para o encontro: “Vós, unidos, tendes uma força admirável” (ChV, 110), é uma maneira de animar os líderes dos movimentos a buscarem a unidade em comunhão com a Igreja e mostrar o quanto a diversidade engrandece a comunidade.

“A ideia é que se estimule essas lideranças a viverem a missionariedade dentro de suas realidades, com seus carismas, compreendendo que nossas diferenças nos unem enquanto Igreja e nos fazem mais fortes!”, completou Mariana Ignácio, que junto ao Vinícius Raposo, representam os Movimentos Eclesiais na coord. da Pastoral Juvenil CNBB.

 

Programação

O encontro acontecerá no dia 30 de outubro, sábado, com programação na parte da manhã de 8h30 às 11h30 e, à tarde, das 14h00 às 16h00 (horário de Brasília). E conta com a participação de Dom Amilton Manoel, bispo de Guarapuava/PR e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude (CEPJ), Ir. Valéria Leal e Pe. Toninho, assessores da CEPJ, além do jovem, Lucas Galhardo, participante do Sínodo dos Bispos para o Jovens.

As vagas são abertas aos jovens de movimentos eclesiais e poderão se inscrever pelo seguinte link:

Edições anteriores

O I Encontro Nacional de Novas Comunidades e Movimentos aconteceu no ano de 2010, no Centro de Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande Paulista (SP) e foi organizado pelo então Setor Juventude da CNBB. O evento reuniu cerca de 500 jovens que, na época, se preparavam para a Jornada Mundial de Juventude de Madrid, Espanha, em 2011. Na ocasião, foi lançado o site Jovens Conectados, com o objetivo de congregar notícias e informações sobre as várias expressões eclesiais dedicadas ao trabalho com a juventude.

Já a segunda edição aconteceu em Belém (PA), em julho de 2015, quando estiveram presentes cerca de 300 jovens de mais de 40 expressões de todo país. O encontro teve como tema “Saiamos para anunciar a vida de Jesus Cristo” (EG nº49), trecho da Exortação Apostólica do Papa Francisco, da Evangelli Gaudium, e a iluminação bíblica foi retirada do Evangelho de São Marcos: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15). Na terceira edição o encontro nacional foi promovido pela CEPJ em parceria com o Setor Juventude da Arquidiocese do Rio e contou líderes jovens e assessores adultos. Foi um marco, depois de 5 anos da JMJ Rio, vivenciando a expectativa da JMJ do Panamá, em 2019.

da redação Layla Kamila, Jovens Conectados.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email