IV Encontro Nacional de Jovens de Movimentos acontecerá online e tem participação gratuita

IV Encontro Nacional de Jovens de Movimentos acontecerá online e tem participação gratuita

O Encontro Nacional de Jovens de Movimentos (ENJM) acontecerá no dia 30 de outubro, sábado, no formato on-line via aplicativo zoom com programação na parte da manhã de 8h30 às 11h30 e, à tarde, das 14h00 às 16h00.

O ENJM busca reunir lideranças jovens de diversos movimentos eclesiais da Igreja no Brasil e ser um momento de troca de experiências, conhecimento, formação e unidade. Além disso, se faz importante estar presente com essas lideranças e ouvir seus anseios e necessidades enquanto jovens cristãos atuantes nas diversas realidades.  O tema escolhido para o encontro: “Vós, unidos, tendes uma força admirável” (ChV, 110), é uma maneira de animar os líderes dos movimentos a buscarem a unidade em comunhão com a Igreja e mostrar o quanto a diversidade engrandece a comunidade.

“A ideia é que se estimule essas lideranças a viverem a missionariedade dentro de suas realidades, com seus carismas, compreendendo que nossas diferenças nos unem enquanto Igreja e nos fazem mais fortes!”, completou Mariana Ignácio, que junto ao Vinícius Raposo, representam os Movimentos Eclesiais na coord. da Pastoral Juvenil CNBB.

 

Programação

O encontro acontecerá no dia 30 de outubro, sábado, com programação na parte da manhã de 8h30 às 11h30 e, à tarde, das 14h00 às 16h00 (horário de Brasília). E conta com a participação de Dom Amilton Manoel, bispo de Guarapuava/PR e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude (CEPJ), Ir. Valéria Leal e Pe. Toninho, assessores da CEPJ, além do jovem, Lucas Galhardo, participante do Sínodo dos Bispos para o Jovens.

As vagas são abertas aos jovens de movimentos eclesiais e poderão se inscrever pelo seguinte link:

Edições anteriores

O I Encontro Nacional de Novas Comunidades e Movimentos aconteceu no ano de 2010, no Centro de Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande Paulista (SP) e foi organizado pelo então Setor Juventude da CNBB. O evento reuniu cerca de 500 jovens que, na época, se preparavam para a Jornada Mundial de Juventude de Madrid, Espanha, em 2011. Na ocasião, foi lançado o site Jovens Conectados, com o objetivo de congregar notícias e informações sobre as várias expressões eclesiais dedicadas ao trabalho com a juventude.

Já a segunda edição aconteceu em Belém (PA), em julho de 2015, quando estiveram presentes cerca de 300 jovens de mais de 40 expressões de todo país. O encontro teve como tema “Saiamos para anunciar a vida de Jesus Cristo” (EG nº49), trecho da Exortação Apostólica do Papa Francisco, da Evangelli Gaudium, e a iluminação bíblica foi retirada do Evangelho de São Marcos: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15). Na terceira edição o encontro nacional foi promovido pela CEPJ em parceria com o Setor Juventude da Arquidiocese do Rio e contou líderes jovens e assessores adultos. Foi um marco, depois de 5 anos da JMJ Rio, vivenciando a expectativa da JMJ do Panamá, em 2019.

da redação Layla Kamila, Jovens Conectados.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email