Instituto Ciência e Fé da PUCPR debate transformação dos jovens

Instituto Ciência e Fé da PUCPR debate transformação dos jovens

“Jovens em tempos de transformação” é o tema de debate na PUCPR

Evento, com inscrições abertas para palestras, debate o tema “Jovens em tempos de transformação”

A I Jornada de Estudos do Instituto Ciência e Fé da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) será realizada de 22 a 24 de outubro, no Câmpus Prado Velho, em Curitiba. Com o tema “Jovens em tempos de transformação”, o evento é uma parceria com a IV JOINTH – Jornada de Estudos em Teologia e Humanidades da Universidade.

No dia da abertura do evento, haverá a palestra “Juventudes e Ação Pastoral: Mínimo do mínimo para anunciar a Boa Nova à Juventude”, às 19h30, ministrada pelo Padre Hilário Dick, graduado em Teologia pela Pontifícia Faculdade do Colégio Máximo Cristo Rei, Mestre e Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro ecoordenador do Observatório Juvenil do Vale/Unisinos.

No dia 23, entre outras palestras, ocorrerá a fala “A juventude, o urbano e o sagrado”, às 16h30, com a presença de Brenda Carranza, graduada em Teologia pela Universidade Francisco Marroquim (UFM), na Guatemala, mestre em Sociologia pela Unicamp e doutora em Ciências Sociais pela mesma instituição. Brenda é docente da PUC-Campinas, coordenadora da Coleção Sujeitos e Sociedade, da Editora Idéias & Letras, e autora do livro Renovação Carismática Católica: origens, mudanças e tendências. A ex-ministra Marina Silva fará o encerramento do evento, no dia 24, com a palestra “Os jovens e a política no Brasil contemporâneo”, às 19h30.

Inscrições– Para se inscrever, é necessário enviar nome completo e o título da palestra da qual deseja participar para o e-mail icf@pucpr.br. O ingresso pode ser retirado um pouco antes da palestra escolhida, na portaria do auditório John Henry Newmann, pelo custo de R$ 10. Outras cinco palestras compõe a programação, que também conta com apresentação de trabalhos acadêmicos. Confira no site www.pucpr.br

Sobre o Instituto Ciência e Fé da PUCPR- tem o objetivo de dialogar sobre temas que afetam a sociedade e buscar conhecimentos que possam responder, de forma atualizada, os principais desafios sociais, científicos, religiosos e culturais de nossa época. Para isso, procuram trazer para os Diálogos Contemporâneos pensadores com diferentes visões de mundo, sempre na perspectiva de abordar assuntos que tocam a existência humana e a sua relação com o transcendente.

Já as JOINTHs são espaços para docentes, pesquisadores e estudantes aprofundarem seus temas específicos de estudo e apresentarem os resultados de suas pesquisas. Estas Jornadas abordam uma variada gama de temas da Teologia, tais como: aconselhamento, arte, Bíblia, bioética, ensino religioso, espiritualidade, fenomenologia, gênero, história da Igreja, pastoral, psicologia da religião, sistemática e outros temas abordados nos Grupos de Pesquisas do PPGT/PUCPR.

A realização da jornada conta com a participação do Programa de Pós-Graduação em Teologia, do grupo de Pesquisa Teologia e Bioética e do curso de bacharelado em Teologia da PUCPR. Além disso, conta com o apoio da Sanepar, do Centro Acadêmico de Teologia e da Casa de Juventude do Paraná.

Por: Vivian Lemos

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email