Imagem de Fátima levará ao Panamá a graça da indulgência durante a JMJ

Imagem de Fátima levará ao Panamá a graça da indulgência durante a JMJ

Ainda que tenha peregrinado em Portugal, a Imagem Original de Nossa Senhora de Fátima não saiu do país desde o ano 2000 e o fará para ir ao Panamá.

“Uma grande bênção para os jovens é contar no Panamá com a histórica e primeira imagem de Nossa Senhora de Fátima, para a Jornada Mundial da Juventude, porque permitirá que a indulgência e a graça que se goza em Portugal se ganhe também no nosso país”, disse Monsenhor José Domingo Ulloa Mendieta.

Pela importância deste acontecimento, representantes do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, viajaram ao Panamá para informar diretamente aos meios de comunicação nacionais e internacionais os detalhes da presença desta imagem importante, que foi talhada seguindo indicações da Irmã Lúcia, e que foi coroada solenemente pelo Arcebispo de Évora, em 13 de maio de 1947. A partir desta data, a imagem percorreu por várias vezes o mundo inteiro, levando com ela uma mensagem de paz e amor.

Depois de mais de meio século de peregrinação, em que a Imagem visitou 64 países de todos os continentes, alguns deles várias vezes, a Reitoria do Santuário de Fátima entendeu que esta não deveria sair mais, a não ser por alguma circunstância extraordinária. Ainda que tenha peregrinado em Portugal, a Imagem não saiu do país desde o ano 2000 e o fará para ir ao Panamá.

O reitor do Santuário de Fátima, Pe. Carlos Cabecinhas, disse em uma mensagem de vídeo que esta decisão foi tomada porque se reconhece a importância deste evento mundial da juventude, pela devoção que São João Paulo II teve à Virgem de Fátima e pela profunda devoção que existe no povo católico panamenho.

O doutor Marco Daniel Duarte, diretor do Museu do Santuário de Fátima e diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, explicou que, devido à sua importância, a imagem virá acompanhada de uma delegação do Santuário, integrada, além dele próprio, pelo reitor, Padre Carlos Manuel Cabecinhas, pelo diretor do departamento da Pastoral da Mensagem da Virgem de Fátima, Padre José Nuno da Silva, pelo conservador e restaurador, doutor Carlos Manuel Henriques e a Dra. Cátia Filipe, do Gabinete de Imprensa.

Agenda de Atividades

O Doutor Tomás Vásquez, membro do Apostolado Mundial de Fátima no Panamá, informou que a imagem original estará no Panamá de 21 a 28 de janeiro de 2019. A imagem peregrina original da Virgem de Fátima chega com sua comitiva na segunda-feira 21 de janeiro, às 17h15; depois de ser recebida é trasladada à Igreja de Lourdes em Carrasquilla, em caravana de carros. Ao chegar, será rezada a Missa de entronização da Imagem Peregrina da Virgem de Fátima.

Na terça-feira 22 de janeiro, às 6h30 da manhã se rezará o Rosário da Aurora na Igreja de Lourdes, depois acontecerá a Missa presidida pelo Arcebispo Ulloa. Posteriormente, às 8h, a imagem sai em procissão em direção ao Parque Omar para ser colocada na Capela do Santíssimo. Às 9h será a Missa de Abertura do Parque do Perdão com a Imagem Peregrina Original. A partir desse momento haverá adoração permanente ante o Santíssimo com a Imagem Peregrina, custodiada pelas irmãs da Madre Teresa de Calcutá, os custódios da Reitoria do Santuário de Fátima e os custódios do Serviço Nacional Aéreo Naval (SENAN).

Na quarta-feira 23, quinta-feira 24 e sexta-feira 25 de janeiro, a Imagem Peregrina Original estará no Parque do Perdão acompanhando o Santíssimo e onde haverá Oração pela JMJ. Está programado para o sábado 26 de janeiro, às 19h, na Vigília de Oração, o Rosário Meditado e a procissão de velas com a Imagem; que depois se colocará a um lado do altar. Para o domingo 27 de janeiro, de 8h às 11h da manhã a Imagem da Virgem estará na Missa de clausura da Jornada Mundial da Juventude.

Jovens Conectados com informações da JMJ Panamá.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email