I Encontro Nacional de Jovens Líderes de Congregações

I Encontro Nacional de Jovens Líderes de Congregações

I Encontro Nacional de Jovens Líderes de Congregações - Junior Guzzo

Neste final de semana, 28, 29 e 30 de março, aconteceu no Colégio Pio XI, em São Paulo – SP, o I Encontro Nacional de Jovens Líderes de Congregações, organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude (CEPJ). O tema foi: “Juventudes e Fé: construtoras de tendas dos carismas”. Os 52 jovens presentes, entre eles assessores e acompanhantes juvenis, refletiram sobre os aspectos: Cultura Juvenil; Fé e Batismo; os Dons dos Carismas; São Paulo Apóstolo, construtor de tendas; Juventude & Fé; Doc. 85 e 103 da CNBB; e Projeto de Vida.

“Há diversidade de dons, mas um é o Espírito” (I Cor 12,4)

O encontro teve a participação do presidente da CEPJ-CNBB, Dom Eduardo Pinheiro, que ministrou a formação sobre o Projeto de Vida e Missão. O encontro também contou com a assessoria dos sacerdotes: Valdecir Ferreira (assessor da Comissão Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB) e Antonio Ramos Prado (Pe. Toninho – Assessor Nacional da Juventude – CNBB). Após as rodas de conversas, as Congregações fizeram uma exposição dos trabalhos e materiais elaborados para a evangelização da juventude.

Para o representante das Congregações na Coordenação Nacional da Pastoral Juvenil, Maurício Stanzani, “a palavra diversidade tornou-se sinônimo de produtividade. Tivemos a oportunidade de colocar em comum as dificuldades; e a troca de experiências foi um dos aspectos dominantes do encontro. Uma premissa era evidente: aqueles que ali estavam, tinham sede e disponibilidade. Sede de buscar novos meios e sugestões; a disponibilidade era o pano de fundo que inquietava a busca por fazer algo novo. Sem dúvida, o encontro foi um grande espaço de convivência que reforçou e incentivou o trabalho com as diversas juventudes, dentro de cada carisma. Por fim: a diversidade de dons é imensa e um só é o Espírito que os dispensa; do mesmo modo, muitos são os carismas, que, pela juventude, juntos trabalham e nunca se cansam”.

Para o Assessor Nacional da Juventude, Pe. Toninho, “o objetivo do encontro foi estudar e fundamentar a nossa fé. E, ao mesmo tempo, fazer com que as Congregações se conhecessem e trocassem experiências. Um momento importante foi a reunião com o Maurício e dom Eduardo, que puderam alinhar o caminho da juventude das congregações em conjunto com a CEPJ e a Coordenação da Pastoral Juvenil. Em breve, enviaremos um projeto dessa área de evangelização juvenil da Igreja. Atingimos o nosso objetivo com a graça de Deus!”.

Na reunião, os participantes também deram início aos trabalhos para o encontro de adultos de Congregações, que acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de setembro. Também os jovens se reuniram com Dom Eduardo para fazer os devidos encaminhamentos da área juvenil.

Estiveram presentes as seguintes congregações: Salesianos, Maristas, JUFRA (juventude franciscana), Oblatos de Maria, Dehonianos, Estigmatinos, Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, Josefinos, Congregação Mariana, Dorotéias, Santa Cruz, Franciscanos da Ordem dos Frades Menores e Agostinianos.

 Mais:

Reunião de jovens líderes das novas comunidades acontecerá em maio

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email