I Encontro Interamericano da Juventude Doroteana

I Encontro Interamericano da Juventude Doroteana

fotooficial_interamericano

Entre os dias 11 a 15 de novembro, aconteceu o I Encontro Interamericano da Juventude Doroteana, em Brasília(DF), que teve como tema: “Juventude de grandes sonhos partilhando sem fronteiras o carisma de Paula” (Paula Ângela Maria Frassinetti – fundadora da Congregação das Irmãs de Santa Doroteia) e a iluminação bíblica do livro do Êxodo, “Diga a esses jovens que avancem” (Ex 14, 15).

Participaram cerca de 120 pessoas entre jovens, assessores e religiosas da Congregação das Irmãs de Santa Doroteia da província do Brasil e do Peru com a finalidade de compartilhar ideais, trabalhos, experiências e alegrias no trabalho com a juventude com as mais diversas faces e características.

“Juventude Doroteana neste continente que busca a Deus: Realidade da América Latina na perspectiva das juventudes” foi o conteúdo temático do primeiro dia, trabalhado e assessorado pelo Prof. Dr. Fernando Altemeyer, que apresentou um panorama atual das juventudes da América Latina. Na continuidade dos trabalhos, o professor e assessor da Pastoral da Juventude Doroteana, Jean Sidcley, abordou com profunda análise e muita didática o tema: “Carisma e Espiritualidade: o que nos dá identidade”. A Irmã Maria do Socorro Lopes, conselheira da equipe provincial do Brasil e participante do XXI Capítulo Geral da Congregação, construiu uma releitura da realidade missionária à luz do Capítulo na perspectiva das juventudes.

Além das assessorias e dos temas trabalhados pela manhã de todos os dias do encontro, foi utilizada, durante as tardes para o trabalho com os jovens a metodologia das tendas, nas quais, três grupos divididos dois a dois, faziam a experiência de elementos do carisma da fundadora da congregação, dentre eles o “Poço de Quinto”, o “Frássino” e o “Farol”.

As celebrações e orações foram preparadas e realizadas pelas comunidades de cada região do Brasil e, também, do Peru, uma verdadeira manifestação da riqueza e da pluralidade dos dons do Espírito Santo que ofereceu a cada participante uma profunda experiência do amor de Deus, impelindo-os à missão.

O Encontro foi finalizado com uma celebração eucarística presidida pelo bispo diocesano de Jaboticabal (SP), Dom Eduardo Pinheiro da Silva, sdb, com tema “Jesus olha-te projetado no horizonte…”, que afirmou a cada jovem: “Deus olha-te com carinho. Olhem também vocês às realidades que se encontram à sua volta! ”

A fim de selar o encontro com a palavra dos jovens, foi preparada por Andressa Fonseca e Lucas Queiroz, a Carta a Juventude Doroteana das Américas, ofertada na celebração eucarística como fruto dos trabalhos do encontro, com a qual terminamos: “(…) Assim, assumimos o compromisso de sermos uma juventude de grandes sonhos, partilhando o carisma de Paula, possamos ir para além das fronteiras e criarmos um mundo de irmãos!”

Por Marianna Minaré Vigo e Mauricio Favareto Stanzani, representante das Congregações na Coordenação da Pastoral Juvenil Nacional da CNBB

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email