I Encontro Interamericano da Juventude Doroteana

I Encontro Interamericano da Juventude Doroteana

fotooficial_interamericano

Entre os dias 11 a 15 de novembro, aconteceu o I Encontro Interamericano da Juventude Doroteana, em Brasília(DF), que teve como tema: “Juventude de grandes sonhos partilhando sem fronteiras o carisma de Paula” (Paula Ângela Maria Frassinetti – fundadora da Congregação das Irmãs de Santa Doroteia) e a iluminação bíblica do livro do Êxodo, “Diga a esses jovens que avancem” (Ex 14, 15).

Participaram cerca de 120 pessoas entre jovens, assessores e religiosas da Congregação das Irmãs de Santa Doroteia da província do Brasil e do Peru com a finalidade de compartilhar ideais, trabalhos, experiências e alegrias no trabalho com a juventude com as mais diversas faces e características.

“Juventude Doroteana neste continente que busca a Deus: Realidade da América Latina na perspectiva das juventudes” foi o conteúdo temático do primeiro dia, trabalhado e assessorado pelo Prof. Dr. Fernando Altemeyer, que apresentou um panorama atual das juventudes da América Latina. Na continuidade dos trabalhos, o professor e assessor da Pastoral da Juventude Doroteana, Jean Sidcley, abordou com profunda análise e muita didática o tema: “Carisma e Espiritualidade: o que nos dá identidade”. A Irmã Maria do Socorro Lopes, conselheira da equipe provincial do Brasil e participante do XXI Capítulo Geral da Congregação, construiu uma releitura da realidade missionária à luz do Capítulo na perspectiva das juventudes.

Além das assessorias e dos temas trabalhados pela manhã de todos os dias do encontro, foi utilizada, durante as tardes para o trabalho com os jovens a metodologia das tendas, nas quais, três grupos divididos dois a dois, faziam a experiência de elementos do carisma da fundadora da congregação, dentre eles o “Poço de Quinto”, o “Frássino” e o “Farol”.

As celebrações e orações foram preparadas e realizadas pelas comunidades de cada região do Brasil e, também, do Peru, uma verdadeira manifestação da riqueza e da pluralidade dos dons do Espírito Santo que ofereceu a cada participante uma profunda experiência do amor de Deus, impelindo-os à missão.

O Encontro foi finalizado com uma celebração eucarística presidida pelo bispo diocesano de Jaboticabal (SP), Dom Eduardo Pinheiro da Silva, sdb, com tema “Jesus olha-te projetado no horizonte…”, que afirmou a cada jovem: “Deus olha-te com carinho. Olhem também vocês às realidades que se encontram à sua volta! ”

A fim de selar o encontro com a palavra dos jovens, foi preparada por Andressa Fonseca e Lucas Queiroz, a Carta a Juventude Doroteana das Américas, ofertada na celebração eucarística como fruto dos trabalhos do encontro, com a qual terminamos: “(…) Assim, assumimos o compromisso de sermos uma juventude de grandes sonhos, partilhando o carisma de Paula, possamos ir para além das fronteiras e criarmos um mundo de irmãos!”

Por Marianna Minaré Vigo e Mauricio Favareto Stanzani, representante das Congregações na Coordenação da Pastoral Juvenil Nacional da CNBB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email