“Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso”: baixe o subsídio do DNJ 2020!

“Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso”: baixe o subsídio do DNJ 2020!

Com o tema: Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso e lema: “Ouviu e juntos com eles caminhou” (Lc 24 – 15,17), o subsídio do DNJ 2020 quer refletir sobre a vida da juventude que é o maior dom de Deus. Nessa perspectiva, os autores desses encontros querem colocar a VIDA como a obra mais perfeita que Deus criou. Porque Deus é jovem e faz novas todas as coisas.

CLIQUE E BAIXE!

A proposta deste ano é refletir sobre as temáticas: “E a vida, o que é?/ Vida: obra e amor de Deus”; “Vós sois o agora de Deus”; “Somos UM!”. O material foi construído coletivamente e contém indicações de músicas, citações bíblicas, textos, indicações de sites e filmes que podem contribuir com a organização metodológica dos encontros.

No subsídio você também encontrará roteiros de encontros, terço missionário, Lectio Divina, e visita missionária. Este ano a a preparação e celebração serão diferentes,  em meio a Pandemia os jovens tiveram que se adaptar e em tempos de cuidado com a vida, é preciso manter os pés no chão, para isso a Comissão para Juventude também pensou em sugestões de encontros online e iniciativas de uma Pastoral Juvenil Samaritana sempre ativa, confira:

· Gincana com atividades provas virtuais;

· Vaquinha virtual como ação solidária concreta;

· Incentivo à doação de sangue como um gesto de solidariedade;

· Os encontros e a Lectio Divina propostos, podem ser realizados em pequenos grupos de forma virtual. Cada grupo pode preparar um frase síntese da experiência para postar nas redes sociais do Setor Juventude/Pastoral Juvenil;

· Sarau cultural (com apresentação de músicas, poesias, leituras, etc);

· Cine debate com o filme “Ir. Dulce” ou “Até o último homem”, através do app rave.

· “Semana do Cuidado”: Durante a semana que antecede o DNJ, os jovens são convidados a entrar em contato com pessoas da comunidade que estão afastadas ou que vivem em situações de vulnerabilidade ou em alguma necessidade particular. O objetivo é saber como essas pessoas estão, fazer uma oração ou ver se precisam de algo. Este é um compromisso de cada jovem com a vida daqueles que fazem parte da comunidade local. Essas pessoas também podem ser convidadas para participar de um encontro online (no final de semana subsequente), ou em outro momento se neste não for possível.

· Ação de conscientização sobre o meio ambiente: um encontro online ou uma campanha virtual sobre atitudes individuais ou coletivas para cuidar melhor da nossa Casa Comum, levando em conta que este ano também é o Ano Laudato Si’.

O Papa Francisco terminou sua mensagem aos jovens, na abertura da Reunião Pré-sinodal no dia 19 de março de 2018, dizendo: “Precisamos de vós jovens, pedras vivas de uma Igreja com o rosto jovem, mas não maquiado, como disse: não rejuvenescido artificialmente, mas reavivado a partir de dentro.” Sim, com Deus – e ‘Deus é Jovem’ – queremos caminhar como Igreja, com rosto jovem’, levando a Alegria do Evangelho e a alegria do amor, para que os jovens tenham vida e vida em abundância.

CLIQUE E BAIXE AQUI OS MATERIAIS!

Lançamento nacional

Uma novidade deste ano é que o subsídio será gratuito desde o seu lançamento, em 05 de agosto! Os jovens terão mais tempo para se preparem e pensarem em iniciativas para a celebrar a Vida e dom da Juventude.

Por isso não perca tempo! Faça agora mesmo o download deste material tão rico. E não só isso. Espalhe para todos os jovens do seu grupo/pastoral/comunidade/movimento esta novidade. Vamos justos fazer o melhor DNJ de todos os tempos!

Confira o site especial do DNJ, acesse.

Celebração

O DNJ será celebrado no dia 25 de outubro, mas, apesar da data ser fixada pelo calendário da comissão, cada diocese escolhe o melhor momento para celebrá-la no segundo semestre de cada ano, considerando a realidade local.

A pandemia do novo coronavírus, apesar de impossibilitar eventos presenciais que sempre reúnem centenas ou até mesmo milhares de jovens nas dioceses de todo o país, trouxe também uma nova concepção para o tema do DNJ desde ano: o valor inegociável da Vida, tê-la como a obra mais perfeita que Deus criou e que somos responsáveis uns pelos outros, porque estamos “no mesmo barco, todos frágeis e desorientados, mas ao mesmo tempo importantes e necessários: todos chamados a remar juntos, todos carecidos de mútuo encorajamento”, como salientou o Papa Francisco na homilia da Bênção Urbi et Orbi do dia 27 de março de 2020.

Vamos recordar!

O Dia Nacional da Juventude surgiu em 1985 (Ano Internacional da Juventude, ONU) como uma atividade permanente da CNBB que é realizada nas dioceses de todo o país. Com total apoio dos pastores de nossa Igreja, o DNJ quer celebrar a vida dos jovens de forma alegre, descontraída e comprometida com a realidade social em que vivem, tendo como base a Pessoa e a Mensagem de Jesus Cristo.

Para celebrar a unidade e a vida de todas as juventudes diocesanas, a cada ano, o DNJ propõe a discussão e reflexão sobre algo relacionado à vida da juventude, sempre com temas e lemas que dão sequência às reflexões iniciadas com a Campanha da Fraternidade, e que nortearam as atividades permanentes da Comissão para a Juventude da CNBB.

Da redação Jovens Conectados

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email