Fim de semana foi de encontro de comunicadores e articuladores no RS

Fim de semana foi de encontro de comunicadores e articuladores no RS

eai

As especificidades das funções de articulador e comunicador no Setor Juventude foram tema de encontro realizado nos dias 6 e 7 de agosto no Centro Mariápolis, em São Leopoldo. Representantes de dez dioceses do Rio Grande do Sul se reuniram para avaliar a caminhada e qualificar os processos de cada função.

No sábado pela manhã (6), a proposta era fazer o mapa da empatia olhando a realidade de cada diocese onde os jovens estão inseridos. À tarde, os participantes foram divididos em grupos de articuladores e comunicadores. Houve ações práticas para traçar o perfil do articulador e para melhorar a produção de conteúdo para os canais de comunicação do Eaí Tchê a partir da temática do Cuidado com a Vida. A via-sacra da misericórdia encerrou as atividades do dia.

O papel do articulador e do comunicador bem como os encaminhamentos para este semestre no que diz respeito à implementação do plano bienal foram os assuntos do domingo (07). A reunião terminou por volta do meio-dia com o desafio proposto pelo Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude: sair da zona de conforto do sofá, calçar os sapatos e cumprir a missão de evangelizar.

Para a articuladora de Bagé, Lorena Freire, o encontro foi fundamental para motivar a atuação na diocese, já que o Setor Juventude por lá foi reativado em junho deste ano, após o encontro de multiplicadores que ocorreu na cidade. “Interagir com jovens de outras dioceses, trocar informações e experiências é muito importante para que possamos dar continuidade ao nosso trabalho. Agora é multiplicar o que foi visto aqui com os demais integrantes do setor”, destaca Lorena.

Já o comunicador do Setor Juventude da Arquidiocese de Porto Alegre, Lucas Domingues, afirma que a formação alcançou o objetivo esperado por ele. “As decisões tomadas aqui vão render bons frutos para este semestre e para o início do ano no processo de evangelização da juventude do Rio Grande do Sul”, resume.

Por Emilin Grings

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email