Expectativa e muita emoção marcam a entrada dos símbolos no Mato Grosso

Expectativa e muita emoção marcam a entrada dos símbolos no Mato Grosso

rondonopolis

A acolhida dos símbolos da Jornada foi na meia noite do domingo (1) na divisa dos estados e marcou oficialmente  o início da peregrinação em solo mato grossense pela diocese de Rondonópolis.

Logo após, seguiu para a cidade de Rondonópolis, onde aconteceu a acolhida solene marcada para as 5h30. Depois, seguiu o roteiro pelas paróquias da cidade, sendo que, na catedral Santa Cruz , foi instalado um monumento rústico em formato de cruz que marcará para sempre a passagem dos símbolos pela diocese.

Às 17h30 do dia 1o,  a Cruz peregrina e o Ícone de Nossa Senhora retornaram  solenemente com procissão luminosa e missa campal ao centro da cidade, com a participação dos jovens indígenas da etnia Bororos. O bispo diocesano, dom Juventino Kestering, fez a abertura da caminhada luminosa até as escadarias da Catedral. Em seguida os jovens, um de cada paróquia, carregaram uma cruz de 240 quilos que foi plantada em frente à catedral como marco histórico pela passagem da Cruz da Jornada Mundial pela Diocese. A seguir os jovens do Oratório “Filhos de Dom Bosco” fizeram uma linda coreografia com a música de Pe. Zezinho “No peito eu levo uma cruz”.

Durante 50 metros os jovens indígenas carregaram a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora ao som de cânticos em língua Bororo. Foi um momento emocionante, pois os primeiros moradores da terra estavam presentes com muita fé e respeito. Em seguida os jovens vocacionados dos seminários e casas religiosas carregaram a cruz, por mais um trecho e depois os jovens foram se revezando.

Na homilia,  dom Juventino afirmou que “no convívio com os jovens aprendi que os jovens não encontraram alegria de viver nas baladas, nas bebedeiras e drogas, mas na Cruz de Jesus Cristo que traz vida e esperança”.

Na segunda e terça-feira (2 e 3), a peregrinação foi na cidades de será realizada nas paróquias de Pedra Preta, Juscimeira, São Pedro da Cipa, Jaciara, cidades vizinhas à Rondonópolis.

Frei Fábio Júnior de Jesus, um dos organizadores do evento religioso na cidade de Jaciara, falou da Missa da Juventude, que será realizada no próximo dia 30 de junho, às 19h, na paróquia São Francisco. “Estamos muito animados. Como juventude da diocese de Rondonópolis, estamos esperando com muita festa e muitos eventos.”, garantiu o Frei. Ele comenta que é “uma grande expectativa de se encontrar com o amor de Deus trazido a nós pelo símbolo do amor de Deus, que é a cruz. E ainda com a presença da mãe de Deus e nossa”, concluiu, referindo-se ao Ícone de Nossa Senhora.

A última cidade da Diocese de Rondonópolis a receber a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora será Campo Verde que realizará a celebração de encerramento do Bote Fé na diocese.

O Bote Fé continua durante todo o dia 03 até as 22h quando em Campo Verde se encerra com Celebração Eucarística e entrega da Cruz e do Ícone para a Diocese de Guiratinga.

Preparação
A Juventude católica da Diocese de Rondonópolis se prepara desde o início deste ano para a grande a realização do ‘BOTE FÉ’. Foram realizadas diversas Vigílias Eucarísticas nas Paróquias Diocesanas que receberão a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora.

Por Joice Fernandes Amorim
Pastoral da Comunicação da Diocese de Rondonópolis

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email