“Esta es la Juventud del Papa”

“Esta es la Juventud del Papa”

 

Nesses dias, Madrid foi cenário do encontro de jovens com Cristo Jesus na pessoa do Santo Padre o Papa Bento XVI. Dizer-se Juventude do Papa é afirmar a fé na Pessoa de Jesus Cristo que nos convoca a ser Igreja. Como foi grande a vibração da juventude. São inesquecíveis as imagens e vozes que falavam da espontaneidade de homens e mulheres que mostram com a vida que sonham com um mundo novo, a civilização do amor, firmados na fé.

Para mim o momento culminante dessa JMJ foi a Vigília com o Santo Padre. Não pude conter as lágrimas. Diante de um dia inteiro de calor de 46°, todos foram surpreendidos com uma forte tempestade no momento da chegada do Papa no Aeródromo de Quatro Ventos, que fez-nos sentir a fraqueza humana diante da natureza. Recordemos o texto do evangelho da tempestade que surpreende os discípulos na barca.

É nesse momento de ventos e forte chuva que impedido de falar, o Papa passa para o que é o essencial na Vigília, a adoração a Jesus Eucarístico. Aqui se fez a calmaria, fora e dentro de cada jovem, se fazendo um silêncio impressionante. A Juventude do Papa é a dos adoradores de Cristo. A oração é a alma de uma juventude essencialmente Cristã.

Neste momento de silêncio impressionante na Adoração, o Papa faz a consagração dos jovens do mundo inteiro ao Coração de Jesus: “(…) com ardente oração, eu os consagro ao vosso Coração, para que, enraizados e edificados em Vós, sejam sempre vossos, na vida e na morte. Que jamais se separem de Vós (…)”. Foi o momento que marcou esta JMJ e que fez dos jovens do mundo uma juventude do Papa, portanto de Cristo.

Vejo que os jovens ficaram impressionados com o Papa Bento XVI e estão abertos à vivência de um novo itinerário em suas vidas. Sejamos como o Papa, todo de Cristo.

Pe. Márcio José Costa Teixeira

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email