Está disponível o subsídio para celebração do 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMCS)

Está disponível o subsídio para celebração do 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMCS)

Comissão para a Comunicação disponibiliza material para o 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMCS). O material é oferecido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) a todos os profissionais de mídia, agentes da Pastoral da Comunicação e a quem se interessar.

O livreto apresenta a Mensagem do Papa Francisco para este 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais, cujo tema é “A verdade vos tornará livres – fake news e jornalismo de paz”. São propostas ainda chaves de leitura, uma celebração da Comunicação e sugestões para divulgação. A produção foi feita em parceria com a agência de comunicação Hesed.

As chaves de leitura para a mensagem são conduzidas pelo arcebispo de Diamantina (MG) e presidente da Comissão para a Comunicação da CNBB, dom Darci José Nicioli. Com o título “Instrumentos da verdade”, a reflexão oferecida a profissionais da comunicação e todos os que se interessarem aborda a comunicação para a comunhão; a responsabilidade, missão e grandeza do profissional da comunicação; comunicação e manipulação; a busca da verdade e a rejeição da mentira; o estar fechado ao diálogo; a educação para a comunicação; a tentação do poder, ter e prazer; compromisso de fé e comunicação libertadora em Jesus Cristo.

Outro aprofundamento oferecido é a reflexão “Em tempos de Fake News, é preciso saber se informar”, do jornalista e doutor em Ciências da Comunicação Moisés Sbardelotto. O especialista dá indicações a partir de três saberes: saber escolher, saber ler e saber escrever.

O roteiro para celebração tem a data sugerida para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado na festa da Ascenção do Senhor, em 13 de maio.

As sugestões para divulgação são dicas para quem irá celebrar o DMCS ou difundir a mensagem do papa e as ações de comunicação da Igreja nas mídias sociais e outros ambientes.

Baixe aqui o subsídio para o Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Baixe o cartaz para o Dia Mundial das Comunicações.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email