Encontro Nacional da Pascom e Seminário de Jovens Comunicadores encerra com destaque ao ardor missionário dentro da pastoral digital

Encontro Nacional da Pascom e Seminário de Jovens Comunicadores encerra com destaque ao ardor missionário dentro da pastoral digital

“Se a nossa pastoral não é missionária não é pastoral. Nossa pastoral digital
deve se transformar num apostolado”. Com esta afirmação, o consultor do Pontifício Conselho para as Comunicações e diretor da revista Civiltà Cattolica, padre Antônio Spadaro, faz a conclusão do 4º Encontro Nacional da Pascom e 2º Seminário Nacional de Jovens Comunicadores, neste domingo, 27, e apontou o caminho para uma comunicação eficaz com o outro: o ardor missionário e o testemunho de Jesus Cristo.

Após quatro dias intensos de palestras e reflexões, padre Spadaro levou os participantes a refletirem como deve ser o apostolado hoje no campo digital, tendo em vista que este “não se trata de uma rede de fios, mas de pessoas”, na qual se comunica vida, experiências, inclusive experiências de fé. “Se a nossa vida é pobre de vida, nossa comunicação será”, ressaltou.

Para que este apostolado aconteça, de acordo com o consultor, o ambiente digital precisa ser encarado como um lugar de encontro de homens e mulheres, cujas aspirações e desafios não são virtuais, mas reais e com necessidade de uma repostas concretas.

Além de padre Spadaro, o evento contou com a presença de diversos palestrantes que trouxeram partilhas sobre evangelização e espiritualidade na web; mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações; mudanças socioculturais provocadas pelas novas tecnologias; missão dentro da cultural digital etc, além da apresentação do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, lançado pela CNBB durante o encontro.

Além dos conteúdos, os comunicadores participaram de seminários nos quais podiam conhecer experiências concretas das Pastorais de Comunicação (Pascom), arte, assessoria de imprensa, rádio, internet e de convergência midiática.

Já neste domingo, os representantes das Pascom apresentaram os desafios encontrados, além de sugestões e avanços dentro da atuação nas dioceses e regionais da CNBB. Por fim, na solenidade de encerramento, bispos, padres, religiosos e todos os comunicadores confiaram à Virgem Maria a sua missão como anunciadores do Reino de Deus.

Por Gracielle Reis

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email