No domingo, 10 de março, mais de 100 jovens estiveram reunidos na Paróquia São João Evangelista, em Biguaçu/SC, para participar do 2º Encontro de Líderes Jovens. A iniciativa foi do Setor Juventude da Arquidiocese de Florianópolis. O Assessor Eclesiástico da Juventude na Arquidiocese, Pe. Ewerton Gerent, iniciou o dia com uma palestra sobre o documento final do Sínodo dos Bispos – Os jovens, a fé e o discernimento vocacional.
Após a palestra, os jovens foram divididos em três grupos para participar das oficinas sobre: ‘O Protagonismo Jovem’ (conduzido por André de Oliveira – RCC), ‘Vocação’ (Pe. Vânio da Silva – Pastoral Vocacional Arquidiocesana) e ‘Missão’ (Pierre Pires – Comunidade Bethânia).
Para o Guilherme Colombi, 21 anos, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Guabiruba, o encontro foi um momento gratificante, pois ele pôde adquirir mais conhecimento a respeito do documento final do Sínodo e ressaltou que volta para sua cidade cheio deste ensinamento para conduzir cada vez melhor a missão. “Ser um jovem protagonista na comunidade, cada vez mais engajado com as pastorais, o discernimento, a vocação e a missão, foram o fio condutor neste encontro. Fico agradecido ao Setor Juventude por nos proporcionar este momento de formação”, disse Colombi.
No período da tarde, os jovens se reuniram para um momento de partilha e depois participaram da Missa de encerramento, presidida pelo o Arcebispo Metropolitano de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, scj.
O encontro reanimou os jovens e reforçou dentro neles qual é o papel de cada um na Igreja. “Devemos manter nosso fascínio por Jesus e ser protagonistas na Igreja em que participamos. Não podemos nos deixar abater pelo desânimo, mas continuar responsáveis e perseverantes em nossa caminhada”, comenta Ana Luiza Schmidt, da Paróquia Santo Antônio, em São José.
Por: Setor Juventude – Arquidiocese de Florianópolis.