ELARNPJ: Uma pastoral que sai com ternura e misericórdia à luz da Christus Vivit

ELARNPJ: Uma pastoral que sai com ternura e misericórdia à luz da Christus Vivit

Como ser uma pastoral juvenil profética, missionária e acolhedora? Como dar passos a partir da exortação apostólica Christus Vivit em um continente marcado, muitas vezes, pela dor e desigualdade? Como vivenciar que realmente os jovens são “o agora de Deus”? Essas foram algumas das questões do XX Encontro Latino-Americano de Responsáveis Nacionais da Pastoral Juvenil (ELARNPJ), que terminou neste sábado, dia 23, em Lima, capital do Peru.

Dom Nelson Francelino, bispo de Valença (RJ) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, esteve presente no encontro, que tem como tema “Os jovens: somos terra sagrada e o agora de Deus”. Além do bispo, representaram o Brasil os jovens Paulo (Voluntário da Com. Shalom Lima), Lucas Galhardo (Movimento Schoenstatt e participante do Sínodo dos Bispos para a Juventude), Rodrigo Fadul (REPAM), e Pe. Jorge Boran (Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude).

“O encontro visou uma perspectiva de implantar a exortação Chistus Vivit e tratar dos assuntos relativos à nova metodologia para a pastoral, estimulada pelo pontificado do Papa Francisco, uma pastoral que sai com ternura e misericórdia para tocar e ouvir, que seja sinodal, missionária, profética e ao lado dos pobres e feridos”, conta Dom Nelson.

Apesar de diversos e com realidades culturais diferentes, os jovens da América do Sul têm muitas dificuldades em comum. A articulação entre as pastorais juvenis de toda a região é importante porque todas elas trazem belas experiências de evangelização da juventude. “Outros ricos momentos acontecerão para esta troca. Não há dúvidas que em muitos aspectos a Pastoral Juvenil do Brasil pode contribuir com suas experiências, organização etc., como também poderemos aprender muito com o trabalho dos outros países, respeitando-se e adaptando-se, obviamente, à realidade de cada um”, enfatiza o presidente da comissão.

SAIBA MAIS SOBRE O ENCONTRO

Mensagem Final do XX Encontro Latinoamericano de Responsáveis Nacionais de Pastoral Juvenil da América Latina e Caribe

XX ELARNPJ: O Sínodo na realidade dos jovens latino-americanos

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email