Dom Vilsom Basso é empossado na Diocese de Imperatriz

Dom Vilsom Basso é empossado na Diocese de Imperatriz

Expressando gratidão às dioceses de Caxias (MA) e Imperatriz (MA), Dom Vilsom inicia sua nova missão.

O presidente da Comissão Episcopal Pastoral  para a Juventude da CNBB, Dom Vilsom Basso,  tomou posse na manhã deste último sábado (10), na Catedral de Nossa Senhora de Fátima, em Imperatriz (MA), como novo Bispo diocesano. Durante a cerimônia de posse canônica, estiveram presentes familiares do Bispo, outros Bispos do regional Nordeste 5, bem como padres, diáconos, seminaristas, religioso(a)s, representantes e autoridades da sociedade civil e militar, e fiéis de diversos municípios das Dioceses de Caxias e  de Imperatriz.

Na sua homília, Dom Vilsom dirigiu palavras de agradecimento à toda a diocese de Caxias pelo carinho e amizade durante os sete anos em que esteve como Bispo, e que continuassem firmes na fé. Para sua nova Diocese, o Bispo dirigiu palavras de gratidão pelo trabalho e empenho do administrador diocesano, Pe. Francisco Lima, frente à diocese que estava vacante nos últimos dez meses e pediu aos fiéis “Rezem por mim uma Ave-Maria todos os dias”.

Para o secretário diocesano da Pastoral da Juventude (PJ), e membro do Setor Juventude, Sérgio Pereira (25), a vinda de Dom Vilsom para a diocese de Imperatriz, foi acolhida com muita alegria por todos, “Já rezávamos pedindo um novo bispo. Com a nomeação de Dom Vilsom, não somente os jovens, por ser um bispo referencial da juventude no Brasil e no estado, mas acredito também que toda a diocese, se alegrou com sua vinda, e trabalharemos juntos” afirma.

“Rezem por mim uma Ave-Maria todos os dias” foi o pedido de Dom Vilsom ao seu novo rebanho.

Caminhada Eclesial

Dom Vilsom tem 57 anos e nasceu em Tuparendi (RS). Foi ordenado sacerdote em 1985, Durante sua trajetória no sacerdócio atuou como vigário paroquial, pároco, coordenador e assessor da pastoral da juventude e como formador em Cagayan de Oro, nas Filipinas. Em março de 2010, foi nomeado bispo de Caxias do Maranhão, pelo Papa Emérito Bento XVI.

Em abril deste ano, O Papa Francisco transferiu Dom Vilsom da diocese de Caxias (MA), para a Diocese de Imperatriz. Atualmente é presidente da Comissão para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Bispo referencial da juventude no estado do Maranhão (Regional Nordeste 5). Seu lema episcopal é “Ecce venio, Domine” – “Eis-me aqui Senhor”.

Por Ascom Setor Juventude – Diocese de Imperatriz

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email