Dom Antônio de Assis fala da atuação da Pastoral Juvenil em tempos de Quarentena e orienta as juventudes

Dom Antônio de Assis fala da atuação da Pastoral Juvenil em tempos de Quarentena e orienta as juventudes

PROTAGONISMO JUVENIL EM TEMPOS DE QUARENTENA
(para Sacerdotes, assessores, líderes juvenis, coordenadores de grupos, educadores…)

 

por Dom Antônio de Assis Ribeiro, bispo Auxiliar de Belém
e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude CNBB.

I. JUSTIFICATIVA:

1. Atualmente, nesta experiência de quarentena, temos milhões de jovens confinados em suas residências com seus familiares. O que eles estão fazendo? O que podemos propor-lhes? Enquanto Setor Juventude, o que podemos estimular como experiência de pastoral juvenil? Recordemos que o dinamismo da pastoral não tem fronteiras, uma vez que hoje temos à disposição uma diversidade de meios.

2. É bom recordar que crianças, adolescentes e jovens estão sendo poupados do agravamento dos sintomas da COVID-19, mas são vetores, portadores assintomáticos… Isso requer cuidado no relacionamento com os outros, sobretudo com os idosos… Portanto, a distância social é necessária!

3. Como “bons cristãos e honestos cidadãos” é necessário que estimulemos a prudência e a obediência às determinações das autoridades civis, sanitárias e eclesiásticas. É hora de incentivar a cidadania, o amor ao próximo, o bem comum, a consciência ética e a evangelização.

4. Dentro desse contexto de cuidado e compaixão, abre-se a oportunidade para promovermos a criatividade do protagonismo juvenil. A experiência de quarentena é uma oportunidade educativo-pastoral.

5. Bem sabemos, de acordo com a atual realidade cultural, que a maioria dos jovens que estão em casa passam a maior parte do tempo nas redes sociais… Pois bem, as redes sociais, através da modalidade virtual, são também instrumentos de serviços pastorais. Não é a hora de intensificarmos pastoralmente seu uso, sem deixar de lados muitas outras experiências presenciais em família?

6. Há diversos campos possíveis de atividades, de modalidades de serviços, instrumentos, ferramentas que podem ser usadas se programadas… Isso requer critérios e coordenação! É possível também promovermos o “home office pastoral” (a pastoral a partir de casa!).

Illustration by Carlos PX

II. ASPECTOS DAS ATIVIDADES A SEREM CONSIDERADOS:

a) MODALIDADES: há duas formas de atividades, a presencial e a virtual (que ainda pode ser ao vivo ou gravada);

b) PÚBLICOS: há uma diversidade de públicos para os quais as atividades podem ser direcionadas, como por exemplo, os parentes, crianças, adolescentes, jovens, idosos…

c) ABRANGÊNCIA: a abrangência depende da programação, podendo ser uma atividade para um público restrito (amigos, parentes, colegas de grupos…) ou aberta, disponível para quem quiser acessá-la;

d) ÁREA DA ATIVIDADE: há diversos campos; a escolha vai depender dos interesses de cada um; algumas áreas a serem exploradas: catequese, lazer (jogos, brincadeiras, músicas, teatros, artes…), práticas de piedade, liturgia, ecologia, educação (reforço escolar);

e) MEIOS DISPONÍVEIS: dependendo da modalidade da atividade pode ser presencial ou virtual; virtualmente temos muitos recursos tecnológicos, sobretudo, as redes Sociais (Whatsapp, instagram, facebook, youtube, Twitter, aplicativos vários…).

Illustration by Carlos PX

III. SUGESTÕES DE ATIVIDADES EDUCATIVO-PASTORAIS:

IDEIAS – ATIVIDADES

1. Dar a máxima atenção aos vós, vizinhos e parentes idosos que precisam de ajuda, organizando atividades com eles;
MODALIDADE: Presencial e Virtual

2. Colocar-se à disposição para fazer compras, limpeza e outros pequenos serviços domésticos; MODALIDADE: Presencial e Virtual

3. Primar pelo espírito de iniciativa dentro de casa: varrendo, limpando os ambientes, lavando louças, roupas, etc. Não ser peso, não ser acomodado, egoísta! Testemunhar virtudes, maturidade, senso de corresponsabilidade!
MODALIDADE: Presencial

4. Promover o entretenimento com as crianças em família, sobretudo, através de jogos educativos; seria o “oratório festivo” em família ou virtualmente;
MODALIDADE: Presencial e Virtual

5. Estimular a promoção de dinâmicas de grupo em família ou pequenos grupos extraindo mensagens e reflexões para a vida;
MODALIDADE: Presencial e Virtual

6. Promover momentos de lazer educativo através de jogos on line…;
MODALIDADE: Presencial e Virtual

7. Estimular a apresentação de testemunhos de fé! Relato de graças alcançadas, virtudes praticadas, experiências de vida: ressaltar ideias, mensagens, valores, lições, problemas superados! (Sobre: Jesus Cristo, Maria, Sacramentos, piedade popular, experiências místicas, vida de Igreja…);
MODALIDADE: Presencial e Virtual

8. Promover uma gincana com diversas atividades a distância em grupos virtuais: questionários (sobre a bíblia, Jesus, Igreja, cidadania…), jogos, músicas…;
MODALIDADE: Virtual

9. Promover a LEITURA Orante da Palavra de Deus em família ou com pequenos grupos de amigos… Leitura, meditação, oração, partilha da Palavra, compromissos;
MODALIDADE: Presencial e Virtual

10. Promover a reza do Santo Terço, Ladainhas, todos dos dias… (terço mariano, ou terço da misericórdia…);
MODALIDADE: Presencial e Virtual

11. Promover a meditação da Via Sacra em família, ou com outros públicos…
MODALIDADE: Presencial e Virtual

12. Dedicar-se à educação (reforço escolar) formando grupos de estudos, sobre variados temas: português, matemática, ciências, história, filosofia, ética, formação humana, cidadania, ecologia, política, idiomas…;
MODALIDADE: Presencial e Virtual

13. Promover a catequese em família ou com grupos: leitura e estudo do Catecismo da Igreja Católica, YouCat, oficinas de oração e de outros temas, liturgia, liderança, subsídios da JDJ, outros…; MODALIDADE: Presencial e Virtual

14. Promover o “cineforum” – todos assistam a um filme juntos pelas Redes Sociais (NetFlix, Primevimeo, Youtube…) e depois façam a partilha de mensagens, reflexões, problemas, ideias, críticas, personagens, virtudes e valores… (há muitos bons filmes educativos, religiosos, comédias…);
MODALIDADE: Presencial e Virtual

15. Promover momentos de shows, músicas, apresentações on line …;
MODALIDADE: Virtual

16. Contar histórias… ressaltar mensagens;
MODALIDADE: Presencial e Virtual

17. Articular uma equipe para produzir mensagens educativas, de incentivo e de Esperança para serem postados nas redes sociais…;
MODALIDADE: Virtual

18. Formar um grupo de jovens profissionais médicos, psicólogos, terapeutas, pedagogos, assistentes sociais, religiosos, consagrados para prestação de serviço de aconselhamento voluntariamente; MODALIDADE: Virtual

19. Combinar, pelas redes sociais, momentos oração, louvor…
MODALIDADE: Virtual

20. Produzir breves “podcasts” sobre temas variados de interesse atuais e permanentes para serem disseminados nas redes sociais.
MODALIDADE: Virtual

Belém-Pa, 25 de março de 2020
Anunciação do Senhor, Dom Antônio de Assis Ribeiro, SDB.

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