DNJ 2023: Baixe agora o cartaz e subsídio da festa das juventudes

DNJ 2023: Baixe agora o cartaz e subsídio da festa das juventudes

 

Celebrar as juventudes com espírito missionário e na luta por um mundo mais justo e fraterno. O Dia Nacional da Juventude, o DNJ, será celebrado no próximo dia 29 de outubro e você já pode conferir o cartaz e o subsídio para preparar esse momento importante para os jovens de todo o país. Como habitual, o DNJ vem para aprofundar o tema da Campanha da Fraternidade do ano, que em 2023 abordou a chaga da fome. O lema desta edição do DNJ é “E todos ficaram saciados” (Lc 9,17).

Para dom Vilsom Basso, bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, o DNJ é uma celebração da festa das juventudes católica brasileira que pode impulsionar ações de transformação da realidade, sobretudo da fome que fere o corpo e a dignidade das pessoas.

“Como seguidores de Jesus, atentos aos seus ensinamentos e gestos, não podemos ficar indiferentes à realidade que nos rodeiam e que impede muitos de nossos irmãos e irmãs a viverem o projeto que Deus sonhou para
suas vidas”, explica o bispo.

Apesar de ser celebrado oficialmente no último domingo de outubro, as dioceses escolhem as melhores datas conforme a realidade local.

CARTAZ (Faça o download aqui)

Com inspiração na identidade da Campanha da Fraternidade, o cartaz do DNJ foi desenvolvido pelo artista gráfico e ilustrador Jason Bacchi. Ele mora em Montes Claros (MG) e faz parte da Comunidade Filhos de Maria, o jovem falou da alegria de fazer parte de um marco na história das juventudes do Brasil:

“Foi uma grande alegria receber o convite para participar do desenvolvimento da identidade visual do Dia Nacional da Juventude deste ano. A inspiração partiu do lema “Todos ficaram saciados” (Lc 9, 17) que nos remete a esse cuidado de Deus que por nós, oferecendo o Pão da Palavra e da Eucaristia para fortalecer nossos vínculos de comunhão e fraternidade. As juventudes têm fome dessa comunhão e partilha. A unidade e fraternidade são testemunho da presença e ação de Deus em nossas vidas”, concluiu Jason.

SUBSÍDIO (Faça o download aqui)

Em sintonia com o plano trienal de evangelização “ao seu lado”, o subsídio traz três encontros preparatórios, todos eles com orações, leitura bíblica, propostas de reflexões e divulgação de ações concretas da Igreja e sociedade civil no combate à desigualdade, em especial a fome, sendo “Igreja em Saída”.  O material conta ainda com uma proposta de Lectio Divina, com o objetivo de promover aos jovens uma profunda experiência com a palavra de Deus, tornando-a viva em suas vidas e fazendo ressoar em seus corações o compromisso do amor ao próximo, exercendo a missão deixada por Jesus: “Dai-lhes vós mesmos de comer”.

| Conheça e baixe o novo plano de evangelização.

O material, produzido pela equipe dos Jovens Conectados, é ilustrado com fotos da Missão Jovem na Amazônia, promovida pela Comissão Episcopal em parceria com a Rede Eclesial Pan-Amazônica e que levou dezenas de jovens para a Prelazia do Alto Xingu-Tucumã, em julho de 2022. 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email