DNJ reúne mais de 900 jovens na Diocese de Votuporanga

DNJ reúne mais de 900 jovens na Diocese de Votuporanga

A Diocese de Votuporanga promoveu no último dia 30 de setembro o DNJ –Dia Nacional da Juventude, reunindo mais de 900 jovens de diferentes cidades para um momento de unidade, fraternidade e louvor. O evento aconteceu na Concha Acústica “Professor Geraldo Alves Machado”, com o tema “Juventude: Sal da Terra e Luz do Mundo”, a partir da proposta da CNBB “Juventude construindo uma cultura de paz”.

A programação contou o missionário Gabriel Tannus, a garota sentinela Andressa Uller, Frei Isaac Prudêncio e as bandas católicas da Diocese: Lectus, Razão de Louvor, Néos e Movidos pelo Espírito Santo. As atrações envolveram ainda procissão; interação com os grupos de animação de Votuporanga; teatro com o grupo JUFÉ; dança com o Ministério Nos Passos de Maria; Santa Missa na Catedral Nossa Senhora Aparecida, presidida por Dom Moacir Aparecido de Freitas; e Adoração ao Santíssimo Sacramento. O diferencial ficou para o Espaço Vocacional, com congregações religiosas, novas comunidades e movimentos; equipes de Pastorais Diocesanas, como a Saúde, Vocacional e Familiar; e confissões.

No momento da procissão, os jovens puderam meditar e contemplar os sofrimentos de Jesus Cristo. “Participar do DNJ foi uma emoção e uma experiência de fé inexplicável, ainda mais contribuindo com a representação de um dos momentos do flagelo de Jesus, sendo evangelho vivo. É muito gratificante, agradeço a Deus pela oportunidade de servir e poder ser instrumento da sua palavra”, conta Marcelo Aparecido Garcia Borges, da Paróquia São João Batista e São Cristóvão, de Tanabi, que representou Jesus.

Para Maria Vitória, da Paróquia São João Batista, de Nhandeara, as experiências vividas no DNJ ficaram marcadas. “Esse evento é muito importante para todos, principalmente, aos jovens que muitas vezes se afastam de Deus por conta das coisas que o mundo oferece. Devemos nos lembrar que nós somos o futuro da nação, temos o dever de levar a palavra de Deus ao mundo.”

O DNJ é uma realização do Setor Juventude e visa celebrar a vida e provocar nos jovens um verdadeiro seguimento de Jesus Cristo. “Os jovens mostraram a unidade das paróquias da nossa Diocese, dinamizaram momentos de integração, assumiram atividades em conjunto, além disso, por meio da programação cada grupo pôde expressar seu carisma e espiritualidade. Enfim, construímos um DNJ com a cara da juventude da Diocese de Votuporanga”, destaca a coordenadora Daiane Ribeiro Nascimento.

Para o padre assessor do Setor Juventude, Michel Henrique Garcia Candeu, as expectativas foram superadas. “Foi um momento no qual os participantes puderam vivenciar o ser jovem, refletindo como ser sal da terra e luz do mundo e a essência da juventude nos dias atuais, não perdendo a característica, mas sim, vivenciando o que a Igreja pede diante do amor de Deus. Estamos muito felizes com os resultados e já podemos nos preparar para o DNJ 2019”.

As fotos do evento podem ser conferidas nas redes sociais do Setor Juventude, no Instagram e no Facebook.

Por Daiane C. Ribeiro Nascimento com colaboração do Seminarista Ancelmo José Lino

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email