DNJ 2022 na Diocese de Duque de Caxias: “tempo de celebrar, agradecer, integrar e congregar!”

DNJ 2022 na Diocese de Duque de Caxias: “tempo de celebrar, agradecer, integrar e congregar!”

As diversas expressões juvenis da Diocese de Duque de Caxias se reuniram na Paróquia Santa Cruz no último domingo, 06 de novembro para celebrar o Dia Nacional da Juventude 2022 (DNJ).

“Você não sabe o quanto eu caminhei…”

O encontro teve início na Praça da igreja Nossa Senhora da Conceição que fica localizada às margens da Rodovia Washington Luiz, de lá saíram em caminhada pela Avenida Automóvel Clube em direção ao Centro Paroquial de Santa Cruz da Serra onde aconteceram as demais atividades do DNJ que neste ano teve como tema “E o verbo se fez carne.” (João 1,14) e o lema trouxe novamente para o debate o tema da Campanha da Fraternidade: “Fala com Sabedoria ensina com amor.” (Provérbios 3, 26).

Ao longo da caminhada que foi animada pelos jovens do EJC – Encontro de Jovens com Cristo – os jovens realizaram duas paradas com a colaboração da Pastoral da Juventude na reflexão dos momentos. Na primeira delas um a Oração Mariana “Jovem Maria” e na segunda parada um momento Profético “A Paz”. Esses atos serviram de preparação para a Santa Missa que foi celebrada pelo bispo diocesano, Dom Tarcisio Nascentes, na igreja Nossa Senhora de Fátima, situada no Centro Paroquial.

Jovens caminhando juntos!

Em sua homilia o bispo destacou a alegria de celebrar este dia – “É com entusiasmo que estamos celebrando o DNJ. Para muito, talvez, este seja o primeiro grande encontro de jovens depois do período pandêmico, pois, muitas vezes a gente se encontrava por meio das redes sociais. Para outros será um momento de reafirmar a corajosa opção de perseverar na evangelização da juventude. Promovendo sempre a pastoral juvenil. Uma pastoral que abarca todas as expressões jovem, as juventudes! E, certamente para todos o dia de hoje será um tempo de celebrar, de agradecer, de integrar e de congregar. Movidos pelo chamado do Papa Francisco a sermos uma Pastoral Juvenil sinodal – caminhar juntos!”, disse, Dom Tarcisio.

Ao longo do dia duas Mesas temáticas ajudaram os jovens na reflexão do tema do DNJ. Na primeira delas que contou com a medição do jovem Luizinho da JUFRA o tema foi Educação e, após o almoço – porque ninguém é de ferro – Padre Alcindo Martins Milena, responsável pelo Setor Juventude mediou a mesa com o tema Juventudes.

“Nosso DNJ foi marcado pela alegria do reencontro, pela fé juvenil vibrante com rostos pela esperança. Sabemos dos desafios de nossa Juventude, mas sabemos da garra e esperança que rompe barreiras pra edificação de um mundo melhor. Vamos somar forças com eles. Como Igreja diocesana temos uma prioridade no trabalho e missão com os jovens”, disse o sacerdote.

Pensa que parou por ai?

Os jovens ainda tiveram as famosas oficinas que não podem faltar no Dia Nacional da Juventude. Ao todo foram quatro grupos que puderam trabalhar na Roda de Conversa “

“Vamos falar de Juventude” que contou com a animação da Pastoral da Juventude e da Congregação Mariana; Arte/Grafite com o tema “A educação através da arte: Fé e Vida” e organizada pelo Felipe; teve ainda oficina de Dança com a Monique e Poesia (Slam) com Hera.

A oração final foi realizada pelo Padre Alcindo que celebrou a Adoração ao Santíssimo Sacramento, enviando os jovens a seguirem para as suas comunidades, com muita animação e entusiasmo, no serviço aos irmãos e irmãs, evangelizando às juventudes de nossa Diocese.

por Assessoria de Imprensa, Diocese de Duque de Caxias
Imagens: Pastoral da Juventude – Diocese de Duque de Caxias

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email