DNJ 2021: “Que sejam um!”, faça o download do subsídio e una-se a jovens do Brasil todo

DNJ 2021: “Que sejam um!”, faça o download do subsídio e una-se a jovens do Brasil todo

Já está disponível para download o subsídio de preparação para a Dia Nacional da Juventude 2021! Nesse ano de 2021, os jovens da coordenação nacional de jovens CEPJ-CNBB trouxeram o lema “Que sejam um!” (Jo 17,21), o lema é um convite à unidade, para que sejamos um em Cristo para que todos os jovens tenham vida. A vida é um dom precioso, e nesse tempo de pandemia que estamos vivendo os jovens são chamados a serem guardiões da vida.

O DNJ é um momento de confraternização, de reflexão, de evangelização e de missão. É oportunidade de testemunhar a alegria de ser jovem, seguidor de Jesus, parte de uma IGREJA EM SAÍDA. De revelar o dinamismo, a criatividade, a alegria e o rosto jovem do Ressuscitado que tudo renova, também a nós! 

Este subsídio vai te ajudar a viver intensamente o DNJ, que não é apenas um evento, mas uma sequência de experiências do prazer de seguir Jesus. Por isso, fique ligado: tem encontros com reflexão e oração, sempre fundamentado na Palavra de Deus; a Lectio Divina para partilhar a mensagem de Deus para nós inserida em nossa própria vida e juventude; dicas de ação concreta missionária, como exercício de solidariedade e desafio à nossa capacidade de transformação, porque o jovem que crê, FAZ A DIFERENÇA!

>>Clique aqui e faça o download gratuito do subsídio do Dia Nacional da Juventude 2021!

O subsidio traz o conceito sobre o diálogo e  sua importância no cotidiano da juventude: “A pessoa humana tem necessidade de vida social. Esta não constitui para ela algo acrescentado, mas é uma exigência de sua natureza. Mediante o intercâmbio com os outros, a reciprocidade dos serviços e o diálogo com seus irmãos, o homem desenvolve as próprias virtualidades; responde, assim, a sua vocação”. (Catecismo da Igreja Católica, artigo 1879) 

Mas, como colocar o diálogo em prática?

“Fazer amizade com Jesus. Aprender a conversar com o Senhor me ajuda a dialogar, e a dialogar do jeito certo com o outro. Quando aprendo a me aproximar de Deus com o coração desarmado, aberto à novidade do Evangelho, disposto a ouvir, confiando em Deus, consciente da minha pobreza humana, mas também consciente da minha dignidade de filho amado de Deus, criado à sua imagem e semelhança, reconheço que não sou dono da verdade, dando condições ao Espírito Santo de me mostrar algo sempre novo. Abro-me também para deixar-me corrigir nas minhas ‘auto verdades’, e reconhecer o belo que ainda não percebi da minha própria identidade, na riqueza da vida. Nesta experiência, exercito-me na virtude para também me aproximar do outro, meu irmão, com a mesma disposição de coração. Quem não está aberto para o outro, também não está aberto para Deus. ‘Se alguém diz que ama a Deus mas odeia o seu próprio irmão, mente; pois se não ama o irmão a quem vê, não pode amar a Deus a quem não vê’ (1 Jo 4,20)”. (Trecho  extraído do subsídio DNJ 2021)

Muitas juventudes

Diante da diversidade, cabe-nos desenvolver atitudes e processos sinodais, de “caminhar juntos”, reconhecendo o diferente como companheiro e não ameaças. O Papa Francisco, no capítulo sobre sinodalidade da exortação pós-sinodal “Cristo Vive” nos diz que “(…) Seria altamente desejável recolher ainda mais as boas práticas: metodologias, linguagens, motivações que se revelaram realmente atraentes para aproximar os jovens de Cristo e da Igreja. Não importa a cor delas: se são ‘conservadoras ou progressistas’, se são ‘de direita ou de esquerda’. O importante é recolher tudo aquilo que deu bons resultados e seja eficaz para comunicar a alegria do Evangelho” (CV 205).

Aprender com o diferente é experiência que enriquece sempre mais a própria identidade, que fortalece nossa Igreja e amplia os espaços de nossa missão de jovens de fé: testemunhar a alegria do encontro com Jesus Cristo vivo. 

Por isso não perca tempo! Faça agora mesmo o download deste material tão rico. E não só isso. Espalhe para todos os jovens do seu grupo/pastoral/comunidade/movimento este material. Vamos juntos construir um DNJ com diversas expressões jovens, ser sinais da presença de Deus, marcar a história com a unidade pela qual os jovens são chamados!

Lançamento nacional

O subsídio será gratuito desde o seu lançamento, em 20 de agosto! Os jovens terão mais tempo para se preparem e pensarem em iniciativas para a celebrar a Vida e dom da Juventude.

Confira o site especial do DNJ, acesse.

Celebração

O DNJ será celebrado no dia 25 de outubro, mas, apesar da data ser fixada pelo calendário da comissão, cada diocese escolhe o melhor momento para celebrá-la no segundo semestre de cada ano, considerando a realidade local.

A pandemia do novo coronavírus, apesar de impossibilitar eventos presenciais que sempre reúnem centenas ou até mesmo milhares de jovens nas dioceses de todo o país, trouxe também uma nova concepção para o tema do DNJ desde ano: o valor inegociável da Vida, tê-la como a obra mais perfeita que Deus criou e que somos responsáveis uns pelos outros.

| Baixe todos os materiais – https://jovensconectados.org.br/dnj

Por redação Jovens Conectados

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email