Diocese de Umuarama reúne 5 mil jovens para celebrar o DNJ 2017

Diocese de Umuarama reúne 5 mil jovens para celebrar o DNJ 2017

A Diocese de Umuarama, por meio do Setor Diocesano da Juventude, realizou o DNJ – Dia Nacional da Juventude no dia 22 de outubro, na cidade de Pérola/PR, em parceria com a Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Por meio do Pe. Marcos Antônio de Oliveira, pároco da igreja, Pe. Mauricio Cassemiro, assessor eclesiástico do Setor Juventude, Frei Bernardo Luz e Thiago Henrique, secretário e coordenador do Setor Diocesano da Juventude, respectivamente e Joel Marques, Maycon Junior e Ana Cláudia, coordenadores paroquiais, o DNJ foi organizado para acolher os mais de 5 mil jovens presentes. O tema deste ano foi “Juventude com Maria em defesa da vida” e o lema: “Os humildes herdarão a terra” (Salmos 37,11).

Conscientização – Durante as apresentações no palco principal, também foi reservado um momento para tratar acerca do tema do evento, norteado pela Laudato Si’, encíclica do Papa Francisco sobre a natureza, mãe terra, biomas e o cuidado com a casa comum, e em consonância com o tema da Campanha da Fraternidade deste ano: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15). O tema foi abordado pelo Frei Bernardo Luz, que juntamente com ativistas da 350.org Brasil, expôs aos jovens a importância de cuidar e rezar por nosso local, cidade, país e por todo o mundo. Também foi exemplificado que a Diocese de Umuarama se tornou há pouco tempo uma diocese de baixo carbono e o que isso significa na prática.

Programação – A programação iniciou às 8h com a saída do trio elétrico da capela Nossa Senhora de Lourdes. Foi recitado o terço mariano em meio à louvores e cantos em cima do trio pelo ministério de música Filhos do Rei da cidade de Pérola/PR. Logo após a chegada ao local, no estacionamento da paróquia, houve a celebração da Santa Missa, presidida por Dom João Mamede, bispo diocesano. A celebração também foi concelebrada por diversos padres, diáconos e seminaristas diocesanos.

 

Com o término da celebração, foi aberta a praça de alimentação e as festividades no palco. O ministério de música Amigos de Deus realizou o ensaio do Flash Mob. Também o cantor católico local, Altemar Pereira e o DJ Ed Maria, que juntamente com o Frei Bernardo Luz, realizaram o momento do Fest Colors com o pó colorido agitando os jovens com a alegria e animação dos consagrados.

Espiritualidade – Simultaneamente às atividades no palco principal, também houve um momento especial preparado pela cantora Giuliane Matos, Camila Midori – psicóloga e pregadora, e Maria José Andrade, que conduziram os momentos de oração dentro da igreja juntamente com a exposição e adoração do Santíssimo Sacramento. A música ficou por conta do ministério Filhos do Rei e dos cantores Fábio e Pedro de São Tomé/PR. Sacerdotes atenderam os jovens no sacramento da confissão durante toda a tarde.

A atração mais aguardada pela juventude era o cantor católico conhecido nacionalmente, filho da diocese, Thiago Brado – ele é natural de Cianorte/PR. O show teve início às 16h e animou a todos os presentes, proporcionando momentos de oração através de sua música e sucessos que tocam o interior de cada um.

DNJ 2018 – Foi anunciado ao final do evento, o local da edição de 2018 do DNJ. A cidade escolhida para sediar o evento foi São Manoel do Paraná, sob a direção do Setor Diocesano da Juventude e o pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rocio, Pe. João Mendes.

Por: Assessoria de Imprensa – Diocese Umuarama

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email