Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida realizará Fórum Internacional da Juventude em junho

Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida realizará Fórum Internacional da Juventude em junho

Seminário Internacional de Jovens em preparação a XV Assembleia Geral Ordinária realizado em setembro de 2017 (Foto: Flickr/Dicastery for Laity, Family and Life)

 

Na véspera da Jornada Mundial da Juventude (Panamá, 22-27 de janeiro de 2019), o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida anuncia uma iniciativa ligada à recepção do Sínodo dos Bispos sobre os jovens, à fé e o discernimento vocacional.

A última exortação apostólica do Papa Francisco “Episcopalis Communio” (15 de setembro de 2018) prevê, para além da fase preparatória (art. 5-10) e celebrativa (art. 11-18), uma fase de implementação da Assembleia do Sínodo (art. 19-21). Esta última fase refere-se à aceitação e realização das conclusões da Assembleia, que devem ser promovidas tanto pelas Igrejas particulares como pelas Conferências Episcopais, e pelos organismos da Cúria Romana, competentes no tema do Sínodo.

Segundo seu Estatuto, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida “Manifesta especial preocupação da Igreja para os jovens, promovendo o seu papel em meio aos desafios do mundo de hoje. Apoia as iniciativas do Santo Padre no campo da pastoral juvenil e está a serviço das Conferências Episcopais, movimentos e associações juvenis internacionais, promovendo sua colaboração e organizando reuniões em nível internacional. Uma das principais tarefas da sua atividade é a preparação das Jornadas Mundiais da Juventude.” (art. 8).

Deste modo, embora muitas das energias do Dicastério tenham sido abordadas nos últimos meses para a preparação da Jornada Mundial da Juventude, temos particular interesse no contexto da pastoral juvenil, as conclusões da última assembleia sinodal sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” são acolhidos e realizados. Neste sentido, estamos planejando organizar em Roma, de 18 a 22 de junho de 2019, um Fórum Internacional da Juventude. O Sínodo foi um grande Kairós e não podemos perder o entusiasmo nem deixar que o forte impulso do Espírito Santo infunda na Igreja através dos jovens.

O Fórum será um espaço de discernimento comunitário, mantendo o estilo missionário sinodal promovido pelo Sínodo (cf. Documento Final, n. 119-124). Serão convidados a participar do Fórum Jovens delegados das Conferências Episcopais e dos principais movimentos e comunidades eclesiais com grande difusão internacional. Esperamos que alguns jovens Auditores do último Sínodo (que eram conhecidos como “jovens sinodais”) podem estar presentes para transmitir sua experiência, além de contar com a presença de alguns especialistas em pastoral juvenil a nível internacional.

O principal objetivo será acolher os impulsos do Sínodo a nível internacional, especialmente a partir do Documento Final do Sínodo dos Bispos, bem como a partir de um presumível documento pós-sinodal que, até então, o Santo Padre já terá publicado.

Finalmente, o encontro é pensado como uma forma muito concreta para cumprir um dos pedidos dos Padres Sinodais: “que será fortalecida a atividade do Departamento jovem do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida também mediante a criação de um corpo representativo de jovens a nível internacional.” (n 123).

 

(por Vatican News)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email