Dicas para a cobertura da peregrinação da Cruz dos Jovens e do Ícone de Nossa Senhora

Dicas para a cobertura da peregrinação da Cruz dos Jovens e do Ícone de Nossa Senhora

CruzRevolucaoJesus

É muito importante registrar este momento da melhor forma possível. Gostaríamos de dar algumas dicas e sugestões sobre como fazer a cobertura da peregrinação da Cruz dos Jovens e do Ícone de Nossa Senhora na sua diocese.

Adquira o subsídio, o CD e a camisa Bote Fé

Baixe o material de divulgação do Bote Fé

O site Jovens Conectados, página oficial da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da CNBB, está publicando matérias, mapas, fotos e vídeos sobre todo o trajeto, graças à colaboração das equipes de comunicação das dioceses e dos próprios jovens que participam da peregrinação. Esperamos poder contar sempre com essa colaboração, que está permitindo mostrar ao Brasil e ao mundo a riqueza da fé dos jovens brasileiros. Acompanhe as matérias no site, as fotos no Flickr, os vídeos no Youtube e a repercussão no Twitter e no Facebook.

Ressaltamos que são apenas sugestões. Você pode segui-las, descartá-las, adaptá-las e modificá-las conforme a necessidade. Tais dicas destinam-se a todos, tanto às equipes diocesanas encarregadas de organizar e cobrir a peregrinação da Cruz, quanto aos jovens que desejarem colaborar.

1- MATÉRIAS

O ideal é produzir pelo menos dois textos:

–  um antes de a Cruz e o Ícone chegarem, contando como será toda a programação (de preferência, com horários e endereços).

–  outro depois da passagem dos Símbolos, contando como foi toda a peregrinação

Nada impede que sejam feitas mais matérias. Por exemplo, se houver algum fato interessante durante a peregrinação, se os Símbolos visitarem algum lugar especial, se houver um testemunho marcante… Vai depender da oportunidade e da criatividade.

No texto, além de contar como foram os principais momentos da peregrinação, se possível, informe quantas pessoas participaram (geralmente, a Polícia Militar faz a contagem de pessoas em eventos públicos ao ar livre).

A diocese: É importante procurar destacar na matéria, quando possível, as peculiaridades da diocese e da peregrinação dos Símbolos por ela. Por exemplo: é uma região carente? Tem muitas igrejas? É uma cidade histórica? Sofre com problemas climáticos? Tem uma paisagem marcante? Tem algum problema grave? Alguma atração especial?

A peregrinação: Também, se possível, é interessante destacar os locais por onde os Símbolos passaram, explicando porque tais locais foram escolhidos. Por exemplo: se a Cruz e o Ícone forem levados a presídios, casas de recuperação, comunidades carentes, escolas, universidades, obras sociais, etc., falar desses lugares, mostrando a importância deles, explicar porque a Cruz e o Ícone estão sendo levados ali. Não deixe de contar também como as pessoas ligadas a tais lugares receberam a visita dos Símbolos.

Testemunhos: é interessante também inserir na matéria testemunhos de jovens. Por que eles estão acompanhando a Cruz e o Ícone? O que sentiram ao carregá-los? Por que passar uma noite em vigília com eles? Também é relevante ter falas do bispo diocesano (pode ser trecho da homilia) e das pessoas que organizaram a peregrinação.

Os Símbolos: nunca devemos esquecer que a peregrinação é da Cruz e do Ícone, não só da Cruz. Por isso, eles sempre devem ser mencionados juntos. Também podemos chamá-los de Símbolos da JMJ, para evitar muitas repetições.

Técnica: vamos lembrar que os textos serão lidos por jovens de todo o Brasil. Então devem ser escritos tendo em mente que a maioria deles não conhece a diocese, por isso é importante explicar algumas coisas, dar nomes completos, usar sempre a terceira pessoa (em vez de “nossa diocese acolheu”, colocar “a diocese acolheu”). Outras dicas sobre como escrever podem ser encontradas neste link.

2 – FOTOS:

As dicas para os textos valem também para as fotos. Que tipos de fotos devem ser feitas?

     – Fotos que mostrem o que há de peculiar, de especial na diocese e na peregrinação da Cruz e do Ícone por ela.

     – Se a cidade tiver uma paisagem marcante, qualquer que seja, algumas fotos podem procurar valorizá-la, enquadrando a Cruz e o Ícone com essa paisagem ao fundo.

     – Se os Símbolos visitarem lugares como presídios, escolas, etc., vamos tentar mostrar as pessoas que estão relacionadas a tais lugares junto com os símbolos (por exemplo, detentos, estudantes, etc.).

     – As pessoas carregando a Cruz e o Ícone ou em volta deles, procurando tocá-los, mostrando sua devoção.

     – Fotos das pessoas fazendo a cobertura da Cruz também podem ser legais

A diversidade também é importante: as fotos podem ser feitas com vários enquadramentos, com ângulos diferentes. Mas esteja atento para não cortar partes importantes da foto, por exemplo. Ao fotografar a Cruz, tome cuidado para que o Ícone não saia cortado.

Técnica: Você pode usar qualquer câmera, até a do celular. O ideal é que as fotos sejam feitas em alta resolução. Para facilitar, você pode usar a configuração automática da câmera, que se adapta aos melhores padrões de luz e movimento. Mas se você já tiver conhecimento e experiência, pode usar outras configurações, que podem ajudar a fazer fotos ainda mais bonitas.

Envio das fotos: É muito importante selecionar as fotos antes de enviá-las, descartando as que ficaram tremidas, desfocadas, muito escuras ou muito claras. Feito isso, elas podem ser enviadas de duas formas:

     *  Para colocar nos álbuns da peregrinação, publicados no Flickr:

          – Mandar no máximo 20 fotos.

          – Pedimos que a resolução mínima seja de 1024 pixels de largura (a altura costuma variar de câmera para câmera).

          – Enviar as imagens para fotos@jovensconectados.org.br . Pedimos que sejam seguidas as instruções presentes neste link. Para dar certo, é importante que as fotos não estejam zipadas, e os arquivos não sejam muito pesados.

     * Para ilustrar matérias (no caso de quem também estiver enviando texto):

          – Mandar, no máximo, quatro fotos.

          – Pedimos que a resolução seja exatamente de 640×480.

          – Enviar para o e-mail noticias@jovensconectados.org.br .

          – O formato do arquivo deve ser JPG. As fotos não devem ser colocadas dentro do texto, pois isso faz com que elas percam qualidade na hora de publicar.

          – Não esqueça de mencionar quem tirou as fotos e quais são as legendas (por exemplo, quem está na foto? Que lugar é este?)

3 – VÍDEOS:

Muitas das dicas dadas sobre os textos e as fotos valem também para os vídeos: procure mostrar o que ocorreu de mais interessante, destacando o que há de marcante na diocese. Não é necessário gravar a peregrinação inteira em vídeo. Registre pequenos trechos, que somados deem aproximadamente cinco minutos.

Se houver caminhada ou carreta com a Cruz, grave. Se você conseguir, tente subir a um lugar alto (uma sacada de prédio, uma passarela, etc) para fazer algumas imagens da procissão.  Procure estar diante da procissão, para  mostrar os Símbolos de frente e as pessoas acompanhando-os.

Quando os Símbolos visitarem uma Igreja e outros locais, chegue a tais lugares antes deles e tente encontrar o melhor ponto para aguardá-los. Faça rápidas imagens antes da chegada, para que fique mais claro o contexto do local visitado. Se houver uma placa ou alguma coisa que identifique claramente que lugar é (uma igreja, uma escola, um hospital, um presídio, etc), mostre-a.

Filme os Símbolos sendo carregados, faça imagens da liturgia, mostre os jovens, os padres, o bispo, os fiéis em geral. Faça breves entrevistas, pegue testemunhos.

Testemunhos: antes de gravar, diga à pessoa que pergunta fará e lhe dê tempo para pensar, se for o caso. Faça perguntas simples, curtas e objetivas, e peça ao entrevistado para responder da mesma forma. Se achar necessário, repita a gravação. O ideal é que cada testemunho dure, no máximo um minuto.

Técnica: Utilize a maior resolução suportada pela câmera. Se puder gravar em HD, melhor ainda. Se for possível, use microfone para captar entrevistas, mas isso não é obrigatório. O importante é que, ao fazer imagens de alguém falando, você procure captar o melhor som possível. Por exemplo, se for entrevistar alguém, faça isso longe do carro de som, ou de pessoas cantando, para que o barulho não atrapalhe; se for gravar um trecho da homilia do bispo, tente captar o som transmitido pelos alto-falantes.

Envio de vídeos: você pode publicar os vídeos que fizer em seu próprio perfil no Youtube e depois enviar os links para noticias@jovensconectados.org.br .

4 – MÍDIAS SOCIAIS:

Procure divulgar a peregrinação na internet usando blogs, Twitter, Facebook e outras mídias sociais.

Se a diocese já tiver um site oficial, ele é o canal ideal para divulgar a peregrinação. Algumas dioceses estão criando sites específicos para isso, onde colocam todas as matérias, fotos, vídeos, etc. Se a sua diocese ainda não tem uma estrutura de comunicação, a cobertura da peregrinação da Cruz e do Ícone pode ser uma boa oportunidade para começar a formá-la, criando pelo menos um blog, abrindo contas (que são gratuitas) no Twitter e no Facebook.

Se possível, informe os passos da Cruz e do Ícone no Twitter, na hora exata. Por exemplo, algo como “A Cruz dos Jovens e o Ícone de Maria acabam de chegar à Catedral”, e, junto, uma foto. É uma ótima maneira de deixar todos ligados.

Procure manter contato com as redes sociais dos jovens conectados:

Twitter: http://www.twitter.com/jconectados

Facebook: http://www.facebook.com/jconectados

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email