Dia Mundial das Comunicações Sociais: jovens comunicadores e a escuta com o coração

Dia Mundial das Comunicações Sociais: jovens comunicadores e a escuta com o coração

Neste domingo, 29 de maio, dia da Ascensão do Senhor, a Igreja celebra também o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Em sua mensagem para a data, divulgada no dia 24 de janeiro, o Papa Francisco apresenta como tema “Escutar com o ouvido do coração”. A temática é sequência da reflexão de 2021, quando o Santo Padre chamou a atenção para os verbos “ir e ver”.

 Escuta como condição essencial para a comunicação humana

Na mensagem, Francisco chama a atenção para o fato de, muitas vezes, perdermos a capacidade de ouvir as pessoas. Por isso, apresenta como solução uma escuta com o coração.

“Ouvidos, temo-los todos; mas muitas vezes mesmo quem possui um ouvido perfeito, não consegue escutar o outro. Pois existe uma surdez interior, pior do que a física. De fato, a escuta não tem a ver apenas com o sentido do ouvido, mas com a pessoa toda. A verdadeira sede da escuta é o coração.”

O Santo Padre apresenta como primeira escuta a ser realizada aquela de si mesmo, das próprias exigências. “E não se pode recomeçar senão escutando aquilo que nos torna únicos na criação: o desejo de estar em relação com os outros e com o Outro. Não fomos feitos para viver como átomos, mas juntos.”

Ir, ver e escutar: caminho da espiritualidade do comunicador

Em mensagem aos jovens comunicadores, o bispo-auxiliar de Belo Horizonte e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, D. Joaquim Giovani Mol Guimarães, diz que as juventudes e a comunicação são consanguíneos, compostas de dinamismo, verdade, alegria em informar e formar, animar, incentivar, mobilizar, de provocar a participação.

“Sigam adiante na missão de comunicar vida, defendendo-a, valorizando-a, profetizando-a pela denúncia de tudo quanto desfigura a pessoa humana e o meio ambiente.”

Assista a mensagem de Dom Mol, gravada para os Jovens Conectados:

Por Pedro Colatusso, da Redação Jovens Conectados

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email