Definida data de lançamento do Documento Nacional do Segue-me

Definida data de lançamento do Documento Nacional do Segue-me

unnamed

Aconteceu na cidade de Juazeiro do Norte (CE), nos dias 16 a 18 de maio, a 8ª Assembleia do Conselho Nacional Provisório de Unificação do Segue-me (CNPUS). Durante a missa de abertura, Dom Fernando Panico, Bispo da Diocese de Crato (CE), exortou os presentes com a seguinte citação: “Eis aqui a família Segue-me, chamada a dar testemunho da glória de Deus. Essa é a missão do Segue-me, e de todo batizado, dar testemunho de Jesus! Seguir a Jesus, e dar testemunho da Sua vitória, é ser um jovem forte, revitalizado pelo Espírito Santo”.

Continuando a reflexão sobre o testemunho, os jovens do Ministério da Alegria, grupo de teatro que nasceu dentro do Segue-me de Crato, apresentaram a peça Jardim do Inimigo, que retrata as mazelas da sociedade, levando o público a refletir sobre suas ações e posicionamentos perante o próximo.

Além dos debates e votações das propostas para o documento nacional, os seguidores participaram de uma noite cultural temática com muita música católica e regional, propiciando a integração das dioceses participantes.

Lembrando a diversidade presente durante todo o processo de unificação, Padre Valmir Galdino, da Arquidiocese de Maceió (AL), ressaltou a importância de não cairmos no ativismo. “É importante rezar sempre, pois a oração deve ser o ponto de partida para tudo, inclusive para se aproximar dos irmãos”, disse.

Finalizando os trabalhos na cidade cearense, foi apresentado um vídeo onde Dom Eduardo Pinheiro, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, sudando os representantes do Segue-me e ratificando as três prioridades de evangelização escolhidas pelos Movimentos Juvenis durante o Encontro de Revitalização, que ocorreu em Brasília. Fruto desse encontro, o movimento participará nos dias 18 a 20 julho, em Vargem Grande Paulista (SP), da Reunião Nacional de Jovens Líderes dos Movimentos.

A 9ª Assembleia do CNPUS será nos dias 17 a 19 de outubro, em Sinop (MT). E a oficialização do Documento Nacional do Segue-me, com a constituição do primeiro Conselho Nacional definitivo, será em Brasília (DF), em março de 2015.

Por:  Janaína Souza e Becchara Miranda

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email