Cursos que superam as expectativas: Confira a experiência de Ailton Correia!

Cursos que superam as expectativas: Confira a experiência de Ailton Correia!

Ailton Correia, 31 anos, seminarista do terceiro ano de filosofia (período do discipulado), na Diocese de Guarulhos, é aluno do curso de capacitação “Sínodo da Juventude – Christus Vivit”, desenvolvido e disponibillizado pela Pastoral Juvenil do Brasil. Já tendo estudado em outros dois cursos de capacitação, Ailton fala de como esta formação tem contribuido em sua missão de evanfelizar e acompanhar os jovens. Confira!

Venho aqui partilhar como têm sido a minha experiência, com os cursos na modalidade EaD, da Pastoral Juvenil da CNBB. Este é o terceiro curso que faço na plataforma de ensino à distância do Jovens Conectados (anteriormente fiz os cursos de Assessor de Jovens e de Políticas Públicas). Estou gostando do curso e da forma como estão sendo desenvolvidas as aulas, avaliações e os fóruns de interação, onde a partilha dos colegas de turma têm muito agregado aos meus conhecimentos sobre os temas desenvolvidos; atualmente estou cursando o terceiro módulo do Curso “Sínodo da Juventudo e Christus Vivit.

Os conhecimentos adquiridos através das aulas têm me ajudado na caminhada cristã e no anúncio do Evangelho especialmente para os jovens, tanto no âmbito eclesial como na sociedade contemporânea e muito tem contribuido na minha formação no seminário. As aulas são bem preparadas e apresentadas de forma clara e prática; não são cansativas e além disso, são lecionadas pelos nossos pastores: os Bispos, que apresentam conteúdos e práticas pastorais importantes para o trabalho de evangelização na Igreja, junto aos jovens. Os tutores e a equipe do Jovens Conectados, que também nos acompanham, durante o período do curso, estão sempre atentos no auxílio das dúvidas referentes ao curso e ao uso da plataforma EaD. Fiz a leitura do Documento Final da XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos – Os Jovens, a Fé e o Discernimento Vocacional e da Exortação Apostólica Pós-Sinodal “Christus Vivit”, para os Jovens e para todo o povo de Deus, antes de iniciar o curso. Porém, fazer o curso junto a Pastoral Juvenil, está contribuindo para um mergulhar mais profundo sobre a documento, que é um roteiro para orientar os próximos passos que a Igreja é chamada a dar na evangelização.

A partir do curso, já foi possível aplicar alguns conhecimentos na paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Guarulhos, onde realizo o meu estágio pastoral. Foram realizadas reuniões e atividades esportivas para a evangelização dos jovens da comunidade. Realizamos, a pedido do bispo diocesano, uma Assembleia Paroquial da Juventude, onde o objetivo foi reunir os agentes de pastorais e os jovens, para estudarmos a Christus Vivit. Houve, neste evento, uma partilha com os jovens sobre os seus anseios, em relação ao que esperam da Igreja. As propostas coletadas foram encaminhadas para a Assembleia Diocesana realizada no inicio desse ano, na Diocese.

Enfim, o curso tem superado as minhas expectativas e muito contribuído para minha formação em relação a Christus Vivit. Tem me auxiliado a desenvolver um papel de acompanhador do jovem na comunidade eclesial e na sociedade. Gosto muito do trabalho desenvolvido junto a juventude e esse curso têm me proporcionado uma rica experiência de evangelização da Juventude. Parabéns a todos envolvidos neste trabalho de formação da Pastoral Juvenil da CNBB – Jovens Conectados.

Ailton Correia, Seminarista 3º ano discipulado – Diocese de Guarulhos

Hoje é o último para se increver nos Cursos de Capacitação da Pastoral Juvenil! Os cursos são totalmente gratuitos e você pode realizar sua matrícula gratuitamente pela plataforma. Todos os cursos estão disponíveis na plataforma EAD e são 100% online e gratuitos. Tanto as inscrições quanto a disponibilização de todo o material dos cursos serão feitas exclusivamente pela plataforma. Para se inscrever é preciso se cadastrar pela própria plataforma – ead.jovensconectados.org.br – e depois de criar uma conta com usuário e senha, e em seguida selecionar o curso que você deseja se inscrever. É possível realizar a inscrição em qualquer curso da Comissão para a Juventude. Se precisar de ajuda com a realização do cadastro, é só clicar aqui e acompanhar o passo a passo.

>>Siga o exemplo de Ailton! Inscreva-se nos cursos em EaD e aproveite tudo o que a Capacitação da Pastoral Juvenil pode oferecer para sua experiência de acompanhamento e evangelização das juventudes!

Por Maurício Lucena, da Redação do Jovens Conectados. 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email