Cruz e Ícone no nordeste do Maranhão na Semana Santa

Cruz e Ícone no nordeste do Maranhão na Semana Santa

bote_fe_coroata

O início da peregrinação diocesana foi na comunidade de Placas, de onde saiu uma carreata para acompanhar os símbolos até a entrada de Coroatá. O bispo diocesano, dom Sebastião Bandeira, presidiu uma celebração no santuário de São Raimundo dos Mulundus. Houve uma vigília até as 15h da quinta-feira santa. Depois dos momentos de adoração, jovens foram em carreata para Itapecuru-Mirim para um percurso pelas ruas da cidade com reflexões sobre a juventude e paradas na delegacia local e numa distribuidora de bebidas.

Seguindo à praça da Santa Cruz para a celebração da missa do lava-pés conforme a liturgia da Quinta-Feira Santa. Ao encerrar a missa a cruz e o ícone foram levados à paróquia de Miranda do Norte com uma pequena parada na comunidade rural de Entroncamento, chegando em Miranda os jovens receberam os símbolos com uma procissão luminosa até a Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida onde seguiram com uma bela vigília até uma hora da manhã.

Às cinco horas da manhã a programação foi retomada com uma caminhada da cidade de Miranda a Matões do Norte percorrendo oito quilômetros de uma cidade a outra. Na paróquia de Matões do Norte a caminhada foi enriquecida com reflexões sobre o significado da cruz na vida dos jovens.

Já na sexta-feira da Paixão, os símbolos da JMJ foram à cidade de Pequi com apresentação teatral às 10h30 da manhã e com uma caminhada pela periferia da cidade até as 13h encerrando na Matriz da cidade. Os símbolos seguiram em carreata para a paróquia de Peritoró para a Celebração de Exaltação da Santa Cruz as 15h onde toda comunidade pode se aproximar da cruz da JMJ beijando-a seguindo a tradição das celebrações da Sexta-Feira Santa.

Seguindo em carreata, a Cruz e o Ícone foram para a paróquia de Coroatá, sede diocesana, onde milhares de pessoas os acolheram na comunidade Flor do Dia e acompanharam a carreata até a paróquia de São Francisco onde iniciou-se uma grande caminhada em direção a Catedral de Nossa Senhora da Piedade e, que em seu percurso, foram feitas várias paradas em frente à delegacia, a prefeitura, ao fórum e às capelas de alguns bairros. O encerramento na cidade de Coroatá foi em frente à catedral com uma bonita apresentação do colégio diocesano que falava das cruzes que a juventude carrega nos dias de hoje.

As cidades de Timbiras e de Codó também receberam os símbolos da Jornada. Os jovens ficaram em vigília permanente até as cinco da manhã, quando já tomados por um sentimento de saudade, foram juntamente com dom Sebastião, entregar os símbolos da JMJ para a diocese de Bacabal. Lá uma grande multidão já aguardava a chegada da cruz e do ícone de Nossa Senhora.

Da diocese de Coroatá

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email