Cresce número de candidatos ao sacerdócio na Arquidiocese de Fortaleza

Cresce número de candidatos ao sacerdócio na Arquidiocese de Fortaleza

A Arquidiocese de Fortaleza comemora  o crescimento na procura pela vocação sacerdotal. Neste ano, 24 novos candidatos  ingressaram no Seminário Propedêutico, 100% a  mais em relação ao ano de 2012 e 79% superior ao ano de 2014.

Turma Propedeutico 2015 fortalezaA Missa de acolhimento da nova turma acontecerá nesta sexta-feira, dia 6 de fevereiro,  presidida pelo arcebispo Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, às 19h, no Seminário Propedêutico Dom Aloísio Lorscheider  no Bairro Henrique Jorge.

O baixo índice de desistência das novas vocações  também chama a atenção, dos 19 que ingressaram em 2014, 90% da turma  concluiu o ano formativo e passou  para  a etapa seguinte.

Entre os candidatos ao sacerdócio, destaque para um novo  perfil que se desenha,  o de rapazes que cursavam ensino superior. Dos 24, 11 estavam nesta condição de graduandos ou graduados em matemática, ciências contábeis,  jornalismo e pedagogia entre outros. Jairo dos  Santos é um deles, concluiu Psicologia ano passado e resolveu trilhar o caminho formativo para o sacerdócio. “Tudo é graça de Deus, inclusive a profissão que recebemos, desta maneira, com alegria a coloco à disposição do povo de Deus e da Igreja”, testemunha.

Fernando Pontes é graduado em Filosofia e Especialista  em  Filosofia  da Religião. Em seu discernimento vocacional o amor pelo altar falou mais forte. “Gostava do magistério, foi um desafio abrir mão; mas, sentia um vazio e percebi que ele só poderia ser preenchido com uma doação total de minha vida”, diz.

Em comum, a turma tem pela frente  a jornada de mais duas faculdades , filosofia e teologia, exigência da Igreja para a Ordenação Presbiteral. Os estudos acontecem na Faculdade Católica de Fortaleza, entidade responsável pela formação do clero desde 1864.

Pe. Rafhael Maciel, Reitor do Seminário, avalia de forma positiva esse novo perfil que surge. “Isso sinaliza que o chamado de Deus pode ser respondido em tempos diversos e de modo mais claro”. Mas não abre mão de despertar a vocação do jovem que  ainda  não entrou na faculdade , pois considera o chamado Divino e Deus o faz a quem quiser. “Cada um tem o sem tempo”, justifica.

O padre Reitor está há quatro anos à frente das turmas do Propedêutico e há seis anos  na condução da Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Fortaleza, organismo responsável pelo despertar e encaminhamento dos vocacionados que  aspiram ao sacerdócio. Para 2015 já são muitos os jovens que buscam  informações sobre o processo de discernimento. “O chamado vocacional é contagiante! Os candidatos que entram sempre são um sinal para os que desejam ingressar”, explica.

Colaborou: Vanderlúcio Souza, Seminarista da Arquidiocese de Fortaleza

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email