CPJN e a Equipe Jovem de Comunicação se reúnem em Brasília para avaliações e planejamento

CPJN e a Equipe Jovem de Comunicação se reúnem em Brasília para avaliações e planejamento

“Caminhar na fé, é a fé que diferencia nossos trabalhos.”
Dom Vilson Basso, SCJ, presidente para Comissão Episcopal para Juventude e bispo de Caxias (MA)

No último final de semana, entre os dias 24 a 26 de março, a Coordenação da Pastoral Juvenil Nacional (CPJN) e a Equipe Jovem de Comunicação, que fazem parte da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude (CEPJ), se reuniram para a avaliação dos trabalhos dos últimos meses e planejamento das ações para os próximos eventos do cronograma. O encontro aconteceu no Centro de Capacitação Missionário (CCM), em Brasília (DF), sob a orientação do presidente para Comissão Episcopal para Juventude, Dom Vilsom Basso, SCJ, bispo de Caxias (MA) e o Pe. Antônio Ramos do Prado, assessor nacional da Juventude.

A reunião teve início na noite de sexta-feira, dia 24, com a acolhida e apresentações dos membros, e ainda a apresentação das pautas que seriam tratadas no decorrer do final de semana. Dentre elas, destaques para o Documento Preparatório para o Sínodo dos Bispos – que terá como tema a Juventude e irá acontecer em outubro de 2018 –, a Semana Missionária Nacional Rota 300, que será no final do mês de julho deste ano e o II Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil, em setembro de 2017.

Ainda, foram discutidas ações para celebrar o aniversário de lançamento do Documento de Aparecida (DAp), do Documento 85 da CNBB “Evangelização da Juventude – desafios e perspectivas pastorais”, e do projeto Lectionautas, que completam dez anos em 2017.

Sempre durante as reuniões, além das atividades conjuntas entre a CPJN e a Equipe Jovem Comunicação, há momentos em que as equipes se dividem para se organizarem de acordo com as demandas que cada função no trabalho de evangelização dos jovens impõe. “Acredito que momentos como esse nos aproxima e permite a troca de ideias e opiniões acerca da evangelização da juventude, visto que somos de expressões diferentes e estamos cada um numa realidade de missão, mas que buscam o mesmo caminho em comunhão e unidade com a Igreja”, destacou Ana Stella Fernandes, representante das Novas Comunidades na CPJN e pertence a Comunidade Doce Mãe de Deus.

Entre as atividades da equipe de comunicação, houve um encontro com o Pe. Rafael Vieira Silva, C.Ss.R., que é o assessor nacional da Comunicação e de imprensa da CNBB, e expôs sobre o trabalho de comunicação do órgão.

Ainda, durante a reunião, houve a partilha dos representantes das expressões juvenis, Lucas Galhardo e Wellington Silva, que estiveram no XIX Encontro Latino-americano dos Responsáveis da Pastoral Juvenil, no México, juntamente com Dom Vilsom e o Pe. Antonio, que foi um momento para avaliar, celebrar, partilhar e planejar a caminhada da Pastoral Juvenil no Continente Americano.

O encerramento da reunião aconteceu na manhã do domingo (26), com as orientações para os próximos trabalhos da CEPJ.

Semana Missionária Nacional Rota 300

Entre os dias 22 a 29 de julho irá acontecer a Semana Missionária Nacional Rota 300, que a juventude católica, em comunhão com a Igreja no Brasil que celebra o Ano Mariano, participa do projeto Rota 300 como parte das comemorações.

Na Semana Missionária, as dioceses banhadas pelo Rio Paraíba do Sul irão receber jovens de todos os regionais do Brasil para missões, e terá uma grande celebração de encerramento do Rota 300 no dia 29 de julho, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP).

“As dioceses informaram o número de missionários que poderão receber, já que terão que oferecer a estrutura de alojamento e alimentação, e dentre esse número, os regionais e as dioceses deverão se organizar para escolher onde irão participar das missões”, explicou o Pe. Antonio Ramos Prado.

Sínodo dos Bispos 2018

Com o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, em outubro de 2018, irá acontecer a XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, e Dom Vilsom Basso fez uma exposição sobre o Documento Preparatório que contém o questionário que as dioceses deverão responder até final de julho deste ano, para que CEPJ possa enviar a Santa Sé. “Precisamos incentivar as dioceses a responderem este questionário”, enfatizou.

E ao citar a carta do Papa Francisco sobre o próximo Sínodo dos Bispos, destacou uma frase do Sumo Pontífice que “desejou que os jovens estivessem no centro da atenção, porque os traz no coração”. É o olhar da Igreja que se volta a juventude. O Documento Preparatório segue a linha da carta apostólica “Evangelli Gaudium – Alegria do Evangelho”, que propõe a Igreja em saída.

Por Luciana Martins

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email