Coordenações nacionais das Pastorais da Juventude se reúnem no nordeste

Coordenações nacionais das Pastorais da Juventude se reúnem no nordeste

Foto: PJE.

Foto: PJE.

Entre os dias 29 de abril e 1° de maio, as Coordenações Nacionais das Pastorais de Juventude da CNBB (PJ, PJE, PJMP e PJR) estiveram reunidas na Casa de Retiros das Irmãs de Santa Doroteias, no Alto da Sé, em Olinda (PE).

Durante o encontro, os 25 representantes das quatro pastorais discutiram o novo projeto comum que guiará as ações conjuntas das PJs pelo próximo triênio.

Em consonância com o Projeto #ROTA300, da Comissão Episcopal para a Juventude, as Pastorais celebrarão o 300° aniversário do descobrimento da imagem de Nossa Senhora Aparecida a partir da dimensão da Ecologia Integral, abordada pelo Papa Francisco na Carta Encíclica Laudato Si.

O novo projeto ainda não tem nome definido, mas tem suas diretrizes bem estabelecidas. Serão trabalhados, durante o próximo triênio, as cinco dimensões sociais e humanas da ecologia, apontadas pelo Papa no capítulo IV da Laudato Si, sendo elas: (i) ecologia ambiental, econômica e social; (ii) ecologia cultural; (iii) ecologia da vida quotidiana; (iv) o princípio do bem comum; (v) justiça intergeracional.

A versão final do projeto – bem como o nome deste novo plano de ação pastoral – será aprovado no próximo encontro das Coordenações das Pastorais, que ocorrerá em agosto deste ano, em Belo Horizonte (MG).

O encontro contou, ainda, com a participação e supervisão do Bispo de Valença (RJ) e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, Dom Nelson Francelino.

Por Iago Ervanovite (PJE)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email