Contagem regressiva para jovens da Diocese de Campos (RJ) para a JMJ

Contagem regressiva para jovens da Diocese de Campos (RJ) para a JMJ


Já preparando para recepcionar delegações de jovens que passarão por Campos (RJ) nos dias 15 a 21 de julho para participarem da Semana Missionária, jovens das paróquias da Diocese de Campos e da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianey irão passar por treinamento neste domingo, dia 30 de junho, das 8 às 15h no Colégio Salesiano. No dia 28 acontece no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro uma vigília de orações com inicio as 19h tendo como objetivo a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro nos dias  23 a 28 de julho com a presença do Papa Francisco.

Os preparativos para a Jornada Mundial da Juventude estão unindo jovens tanto da Diocese de Campos como da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianey, já que a expectativa é o encontro com Papa Francisco em sua primeira visita ao Brasil. Expectativas e mobilização dos movimentos das diversas paróquias que estão levando suas delegações ao encontro.

Na opinião do Pe. José Mauricio Peixoto da Paróquia São Sebastião de Aperibé, Noroeste do Estado do Rio de Janeiro será uma oportunidade de um encontro pessoal com o pontífice. O sacerdote ressalta que a igreja precisa acolher e formar esses jovens que certamente retornarão desse encontro com novas idéias e projetos. “Precisamos na verdade acolher e incutir nesses jovens que eles são importantes para a igreja. E que deles depende o futuro da igreja e do mundo. Nossa paróquia tem investido muito em encontros voltados aos jovens chamados a se integrarem ao projeto evangelizador da igreja tendo como objetivo o compromisso com a evangelização nesses tempos modernos de tantos apelos que tendem atrair o jovem a realidades contrarias a fé crista.”, avalia Pe José Maurício.

“Tudo parece estar conjugado para termos um grandioso e inefável encontro com a juventude mundial católica e seu Pastor Universal, o Papa. Rio de Janeiro sediando a Vigéssima oitava JMJ, oportunizará um dos acontecimentos marcantes do século e do milênio.   Percebe-se uma profunda expectativa e ansiedade por ver o Doce Rosto de Cristo aqui na terra ( expressão carinhosa de Santa Catarina de Sena referindo-se ao Sucessor de Pedro ), acentuada pela maré de mobilizações e protestos que sem dúvida estão buscando a irrupção do novo na nossa realidade. “, enfoca Dom Roberto Francisco, Bispo Diocesano de Campos

Dom Roberto Francisco avalia ainda que antes que nada sua acolhida e amabilidade incondicional, abrindo-lhes o coração e estabelecendo uma comunicação, empática, espontânea e sincera.    Mais, o nosso querido Pastor, os encorajará a serem os construtores do futuro, os arautos do amor e da paz, os atalaias e sentinelas da esperança, portadores da Melhor Noticia que o mundo já recebeu : a Vida Nova em Cristo. Mudança e mensagem, que se interpenetram, pois como dizia Ghandi, nós somos a mensagem e a mudança que anunciamos.

“Precisamos de jovens intrépidos, corajosos, missionários do bem e da justiça, sinais visíveis do Reino, peregrinos do absoluto, e atores da revolução da fé, do Espírito, da caridade cristã, que opera milagres na vida das pessoas e transforma o mundo por inteiro.   O nosso planeta depois deste Encontro, ficará melhor, mais solidário, a paz se robustecerá, e a luz e a esperança brotarão como uma cascata envolvente e fascinante do Coração e das mãos abertas do Cristo Salvador do Corcovado. “, finaliza Dom Roberto Francisco

O convite também foi feito para que os jovens participem no dia 30 de junho, das 8h às 15h, no Colégio Salesiano, do treinamento que será realizado para os recepcionistas dos estrangeiros. Outro convite feito à população foi para participar da Semana Missionária, que será realizada entre 15 e 21 de julho. “É muito gratificante poder estar aqui, com um grupo tão expressivo de jovens conscientes do seu papel no mundo, e estão imbuídos de contribuir para que os semelhantes tenham um vida regrada, para que tenha a real felicidade, calcada na fé cristã. Estamos lembrando à população de Campos e região que faltam agora 30 dias para recebermos o Papa Francisco no Brasil, ele que estará na Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. Também estamos aqui cuidando dos detalhes para o acolhimento que Campos fará aos 500 jovens católicos de 22 países. Vão ser necessários instalações, intérpretes, já que teremos pessoas do Paquistão, da China, da Tailandia, China, Argentina e de outros países”, informou o padre da Diocese de Campos, Claudiomar Silva Souza.

Por Ricardo Gomes

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email