Comunidade de Varginha recebe o Papa Francisco com presente

Comunidade de Varginha recebe o Papa Francisco com presente

Os moradores da Comunidade de Varginha, em Manguinhos, prepararam um presente especial para o Santo Padre, um mosaico feito com materiais reciclados, semelhantes aos usados na confecção do tapete de Corpus Christi. O Papa vai visitar a comunidade nesta quinta-feira, 25 de julho.

O mosaico forma o brasão do Papa Francisco e os elementos usados na confecção fazem referência ao Brasil, ao Rio de Janeiro e toda a comunidade paroquial de Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma.

O Escudo eclesiástico foi feito de pedras de aquário azuis que representam as pedras brasileiras. A Mitra e as chaves de São Pedro foram doações da comunidade, que quiseram presentear o Papa mesmo sendo de forma singela com suas chaves de casa e medalhas de devoção. O Sol foi montado a partir de latas de refrigerante.

A estrela e as cruzes são feitas de tampa de lata de panetone, a flor de nardo foi confeccionada com pétalas de pinhão. As cordas e franjas são de cabos de telefone. As letras IHS e a cruza da companhia de Jesus foram feitas de tampa de achocolatado.

O único elemento litúrgico do quadro são os cravos, utilizados nas estacas do Círio Pascal do ano passado na paróquia. A faixa onde contém o lema foi modificada do original que é branca com vermelho. O tecido marrom representa as vestes de São Francisco de Assis.

As medalhas da comunidade não utilizadas estão enterrada nas areias de Copacabana que são o fundo do mosaico. Por baixo do mosaico existem mensagem de jovens da comunidade para o Papa desejando bênçãos para o seu pontificado.

Fonte: JMJ Rio2013

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email