Como será o kit peregrino da JMJ 2019? O Papa Francisco já recebeu!

Como será o kit peregrino da JMJ 2019? O Papa Francisco já recebeu!

Faltam poucos meses para o encontro com o Papa no Panamá.

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Panamá está cada vez mais próxima. Os jovens se encontrarão com o Papa Francisco de 22 a 27 de janeiro de 2019. Durante o Sínodo dos Bispos, o Santo Padre foi o primeiro peregrino a receber o kit da JMJ. Uma comitiva de jovens panamenhos entregou a mochila da jornada e alguns artigos religiosos.

Jovens panamenhos do Comitê Organizador Local entregam mochila do peregrino ao Papa Francisco (23 de outubro de 2018) / Crédito: JMJ Panamá 2019

O Santo Padre recebeu estes presentes das mãos de quatro jovens panamenhos do Comitê Organizador Local (COL), junto com o Arcebispo do Panamá, Dom José Domingo Ulloa Mendieta, e Yithzak González, Secretário da Pastoral Juvenil Nacional do Panamá. Os presentes foram entregues no final da apresentação do projeto “A sabedoria do tempo” durante o Sínodo dos Jovens.

“Nós, jovens, procuramos uma Igreja jovem e próxima, e a Jornada Mundial da Juventude se converte em um ponto de encontro para a escuta e o diálogo, para fazer uma bagunça, para reanimar os corações daqueles que já vivem uma experiência de fé e para impactar através do nosso exemplo os corações das pessoas que estão nas periferias, daqueles que estão distantes ou desanimados”, comentou Nelson, que esteve em Roma durante o Sínodo dos Bispos sobre os jovens.

Como adquirir o Kit Peregrino?

Kit peregrino da JMJ 2019 será entregue a todos os que se inscreveram (https://panama2019.pa); estão inclusos mochila e equipamento básico.

Os peregrinos poderão optar entre três modalidades de pacotes. A “modalidade A” é completa e inclui a estadia no Panamá a partir da tarde da segunda-feira, 21 de janeiro, até a tarde do domingo, 27 de janeiro de 2019 (com possibilidade de se alojar de forma gratuita também no domingo à noite). A “modalidade B” é para o fim de semana, incluindo a estadia no Panamá a partir da manhã da sexta-feira 25 de janeiro até a tarde do domingo 27 de janeiro de 2019 (com possibilidade de se alojar de forma gratuita também no domingo à noite). Já a “modalidade C” é para a vigília e Missa final, incluindo estadia no Panamá do sábado 26 de janeiro ao domingo 27 de janeiro de 2019. Os custos e detalhes dos pacotes podem ser conferidos no site oficial.

“Todas as modalidades incluem seguro médico, transporte e kit peregrino”, informou o diretor de Registro e Acolhida, Eydin Solanilla. Ainda segundo ele, o fechamento da inscrição pela internet será em 17 de janeiro de 2019.

“Esclarecemos que ninguém paga para ver o Papa, isso é gratuito. Com as inscrições os jovens contribuem com a cobertura de seguro médico, a cobertura de hospedagem e os diferentes gastos que implica a organização do evento”, explicou o arcebispo do Panamá e presidente do Comitê Organizador Local (COL), Dom José Domingo Ulloa.

Como será o Kit Peregrino da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Panamá?

Oficialmente ainda não foi divulgado, mas a partir das jornadas anteriores é possível esperar conteúdos importantes para orientação na cidade e itens característicos do país sede.

Em Madrid (2011), na Espanha, os participantes ganharam um chapéu para se protegerem do sol e um leque para amenizar o calor. Já no Rio de Janeiro (2013), no Brasil, os peregrinos contaram também com um boné para proteger do sol e um squeeze diferente para beber muita água. Os jovens em Cracóvia (2016) receberam um item importantíssimo: capa de chuva. Diferente das duas últimas cidades, a capital polonesa apresentava temperaturas mais baixas.

Por comshalom, acidigital com informações da Jornada Mundial da Juventude

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email