Como saciar a sede do coração do homem? Confira o texto de dom Henrique Soares

Como saciar a sede do coração do homem? Confira o texto de dom Henrique Soares

Vivemos procurando uma realização em coisas, situações, pessoas. E tudo nos grita: “É mais além, é mais adiante!” Nada nem ninguém nos preenche totalmente; nada nos satisfaz de modo pleno, definitivo. O repouso do desejo saciado não se encontra neste mundo, não pode ser achado nas coisas, nas pessoas, nas situações, nas realizações…

Ó coração humano, que não se contenta com nada menos que o Infinito!

Por que somos assim? Porque “Deus não cessa de atrair o homem a Si, e somente em Deus o homem há de encontrar a verdade e a felicidade que não cessa de procurar. O homem só vive plenamente segundo a verdade se reconhecer livremente (…) e se entregar ao seu Criador!” Sem se entregar efetivamente a Deus, o pobre filho de Adão será sempre atormentado pela falta do Sentido último que ele tanto procura. Muitas vezes disfarçará sua frustração, seu absurdo, fazendo de verdades parciais da vida a própria Verdade. Mas, é uma ilusão. No fundo, sabe que é uma mentira, sustentada apenas para fugir do absurdo de uma existência sem sentido.

Deus nunca será uma realidade opcional para o homem: será sempre seu chão, seu horizonte, mesmo quando este tenta negá-Lo, amaldiçoá-Lo e gritar feito adolescente imaturo, que não precisa Dele! Deus será sempre o céu para o homem que a Ele se abra e o inferno para o que a Ele se feche visceralmente…

 

 

Dom Henrique Soares da Costa
bispo da Diocese de Palmares

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email