Comissões para Juventude e Comunicação da CNBB realizam segundo encontro com Missionários Digitais

Comissões para Juventude e Comunicação da CNBB realizam segundo encontro com Missionários Digitais

Aproximadamente 30 missionários digitais, que atuam em diferentes plataformas, atenderam ao convite e participaram do momento de escuta, reflexão e partilha.

“Como Igreja e, pessoalmente, como missionários digitais temos o dever de nos interrogarmos como garantir que a nossa presença online constitua uma experiência de crescimento para as pessoas com quem comunicamos.” (Relatório Síntese da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, cap. 17)

As Comissões Episcopais para a Juventude e para a Comunicação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoveram o 2º Encontro com os Missionários Digitais na noite desta segunda, 13. A inspiração veio do processo vivido no chamado Sínodo Digital e do encontro de influenciadores realizado durante a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa, no mês de agosto, antecipando a uma das propostas feitas pelo Relatório de Síntese.

Com uma presença consideravelmente maior do que no primeiro encontro, realizado em outubro deste ano, o evento online contou com a participação de pessoas que evangelizam por meio das mídias sociais digitais, representantes de comunidades católicas, de movimentos, grupos e de iniciativas ligadas à CNBB.

O encontro foi conduzido por membros das duas comissões e contou com participação de Dom Amilton Manoel da Silva, bispo de Guarapuava e membro da Comissão para a Comunicação, que expressou sua alegria em ver tanta gente reunida. “Encontrar todos vocês reunidos como missionários no ambiente digital nos motiva a caminhar”, afirmou Dom Amilton.

O primeiro encontro aconteceu em Outubro 2023.

Pensar nas crianças

E se engana quem pensa que somente os jovens e adultos compareceram. Também teve a participação da missionária digital mirim, Flora, que com o auxílio da família acompanhou o encontro e destacou que “é preciso pensar nas crianças, porque elas também estão neste ambiente digital e necessitam de bons conteúdos para testemunharem a fé.”

Após o momento de partilha para apresentações, todos puderam refletir sobre o capítulo 17 do Relatório de Síntese da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, divulgada e disponibilizada no final do mês de outubro de 2023, que compõe a primeira sessão do Sínodo sobre a Sinodalidade.

Pontos importantes e pertinentes foram mencionados e questões foram colocadas para, posteriormente, serem refletidas nesta etapa de aproximação e construção do caminho conjunto. O próximo passo do grupo que se formou é consolidar esta aproximação para com os missionários digitais, por meio das duas comissões, trocar experiências e expandir as potencialidades do ambiente digital para a missão de evangelizar.

por Janaína Gonçalves / Pascom Brasil

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email