Comissão propõe Semana Missionária para os jovens

Comissão propõe Semana Missionária para os jovens

Em parceria com a Comissão Especial para o Ano Nacional do Laicato, a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB propõe neste ano uma Missão Jovem diferente, que pode ser realizada nas dioceses, movimentos ou paróquias, é Semana Missionária Nacional “Igreja em Saída”. Nos anos anteriores, a Missão aconteceu em locais específicos e nacionalmente, já neste ano, a proposta é que os jovens se mobilizem em suas próprias realidades para uma experiência, como um tempo de renovado ardor missionário. A proposta é que a missão acontece em até novembro, que se encerra o Ano Nacional do Laicato.

A Semana Missionária Nacional “Igreja em saída” fundamenta-se no Documento 105 da CNBB, “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade”, quando se afirma que a “Igreja em ‘chave de missão’ significa estar a serviço do Reino, em diálogo com o mundo, inculturada na realidade histórica, inserida na sociedade, encarnada na vida do povo. Uma Igreja ‘em saída’ entra na noite do povo, é capaz de fazer-se próxima e companheira, mãe de coração aberto, para curar feridas e aquecer o coração” (CNBB 105, nº 170).

Para auxiliar na preparação e desenvolvimento da Semana Missionária, a CNBB lançou um subsídio com a identidade e objetivos da semana, metodologia e conteúdos sugeridos para cada dia da experiência. O material está disponível para aquisição pela Edições CNBB. Clique aqui.

Projeto “ide” – Missão como eixo de ação

A proposta da Semana Missionária vem de encontro com o Projeto “ide”, desenvolvido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, como forma de articulação, estímulo e acompanhamento na evangelização dos jovens no Brasil, sendo inspirado no mandato de Jesus (“Ide e pregai o Evangelho a toda criatura” Mc 16,15) e iluminados pela Encíclica Evangelii Gaudium, do Papa Francisco. A Missão é um dos eixos e prioridades deste projeto para estimular o o encontro pessoal com Jesus, a mística e a atitude missionária nas juventudes do Brasil, de uma Igreja em saída, incentivando e partilhando experiências missionárias e em defesa da vida. Quer conhecer mais? Clique aqui e acesse o site especial dedicado ao projeto!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email