Comissão para a Juventude divulga temática para o DNJ 2023

Comissão para a Juventude divulga temática para o DNJ 2023

Celebrar o Dia Nacional da Juventude é celebrar as lutas e as alegrias de nossa juventude, celebrar a unidade entre as diferentes expressões juvenis e a alegria do seguimento de Cristo.

Neste ano, a Pastoral Juvenil propõe aprofundar um pouco mais a questão da fome, em sintonia com a CF 2023 (Campanha da Fraternidade),e o nosso compromisso em seguir o Mestre que saciava as multidões com o pão da palavra, da Eucaristia e aquele que alimenta o corpo. Com o tema: “E todos ficaram saciados” (Lc 9,17).

O tema, refletido e rezado, lembra o caráter missionário do DNJ, e um convite do Senhor a estar “ao seu lado”, para depois enviar a amar como Ele ama.

DNJ e “Ao Seu Lado”

No novo plano da Pastoral Juvenil, “ao seu lado”, o Eixo Cidadania: Casa Comum e dignidade humana, evoca a temática do DNJ, incentivando a “Conscientizar sobre a crise socioambiental de forma a motivar ações em defesa da vida e da Casa Comum nos diferentes contextos”; e “Motivar a atuação das juventudes nas diversas instâncias governamentais e organizações civis de reflexão e elaboração de políticas públicas, tendo em vista a promoção da vida plena para todos”.

Sob essa inspiração, os jovens da equipe de Coordenação Nacional da Pastoral Juvenil buscaram em exemplos concretos e nos ensinamentos do Evangelho suscitar ações de solidariedade, que será sugerido no subsídio que será lançado em julho.

A Celebração

A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude (CEPJ/CNBB) em conformidade com as orientações pastorais para a celebração da Jornada Mundial da Juventude nas Igrejas particulares elaborado pelo Dicastério do Vaticano para os Leigos, a Família e a Vida (DLFV), propôs um caminho pedagógico “nos rastros”, que dispõe:

  1. Em Agosto, pós JMJ Lisboa, o cartaz e o subsídio estarão à disposição para download no site da CEPJ – com mais de 2 meses de antecedência;
  2. Nos meses de Agosto, Setembro e Outubro as expressões juvenis são convidadas a realizarem os encontros formativos contido no caderno do DNJ;
  3. Nas três primeiras semanas de Outubro as expressões juvenis são convidadas a realizarem missões em suas paróquias (sintonia com o mês missionário);
  4. No último domingo de Outubro (oficialmente) celebração do DNJ em todas as dioceses do Brasil. Visto que cada diocese poderá realizar a celebração do DNJ de acordo com seus calendários.

Faça o Download do Caminho Pedagógico “Nos Rastros” – Clique aqui!

da redação, Jovens Conectados.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email