Comissão para a Juventude divulga relatório da peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora em Minas Gerais

Comissão para a Juventude divulga relatório da peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora em Minas Gerais

CruzLuz

RELATÓRIO DA PEREGRINAÇÃO DA CRUZ E DO ÍCONE DE NOSSA SENHORA

REGIONAL LESTE 2 – MINAS GERAIS

01 A 30 DE NOVEMBRO DE 2011.

BENDITA CRUZ DE JESUS CRISTO E ÍCONE DE NOSSA SENHORA NA VIDA DOS JOVENS NA IGREJA DO BRASIL

1-            Chegada da Cruz e do Ícone: A Cruz e o Ícone de Nossa Senhora partiram da cidade de Barretos (SP), do Regional Sul 1 da CNBB para a cidade de Itambacuri (MG), Regional Leste 2 da CNBB. A Cruz e o Ícone foram recebidos com carreata pelas ruas das cidades e, em seguida, recebidos pelos fiéis na igreja matriz para a celebração.

2-            Peregrinação: Após passar por Itambacuri, a peregrinação continuou pelas dioceses de Minas Gerais. Em cada diocese pela qual passou, o povo – em especial a juventude – foi impulsionado a viver intensamente o espírito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Em Belo Horizonte no estádio do Minerinho, o show Bote Fé, com a presença de cantores e bandas católicas nacionais e regionais, proporcionou aos participantes um momento profundo de fé.

Quem foi visitado: Depois de longas procissões, adorações, terços, vigílias, Vias-Sacras etc., a Cruz e o Ícone visitaram presídios, escolas, orfanatos, hospitais. Isso tudo contribuiu para que o nosso povo pudesse se aproximar mais da Igreja e ter um olhar mais carinhoso para com os jovens. Durante a visita da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora na PUC-Minas – o retiro, Dom Joaquim Mol, disse que “não se faz educação na escuridão. Educação é luz. Portanto, se os jovens estão nas universidades e se abre para o conhecimento, estando abertos para o mistérios da Cruz de Cristo, serão não só excelentes profissionais, mas excelentes cristãos.”

3-            Testemunhos: No dia 13/11, após a missa celebrada na Catedral por Dom Guilherme, 38 jovens da Diocese de Sete Lagoas fizeram uma profunda experiência de Deus. Eles saíram em direção ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida para levar a Cruz para Sete Lagoas, viajaram a noite inteira ansiosos para encontrar a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora. Às 7h00 do dia 14/11, foram recepcionados por Dom Damasceno no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Após um dia de formação, oração e música, os jovens tomaram a Cruz e o Ícone e cantando “No peito eu levo uma Cruz, no meu coração o que disse Jesus…” partiram de Aparecida para Sete Lagoas. No caminho, rezaram, cantaram e falaram da sua fé, partilharam a vida e pediram as bênçãos de Deus para toda juventude do Brasil. Ao chegar em Sete Lagoas, a multidão esperava ansiosamente para tocar na Cruz de Cristo e rezar diante do Ícone da Virgem Maria. Não há maior amor do que dar a vida pelos irmãos, disse um dos jovens. Outro jovem relatou o seguinte: “O que me chamou atenção foi a perseverança dos jovens nas vigílias que avançaram todas as noites. Os jovens rezavam com fé e esperança, pois a Cruz de Cristo tocava profundamente seus corações”.

4-            Unidade: As procissões uniram as diversas expressões de juventude. Carregando a Cruz de Cristo e o Ícone de nossa Mãe, os jovens perceberam a força da unidade. Em vários momentos ao longo do mês de novembro, os jovens mineiros prepararam celebrações, missões, dança, teatros e viveram intensamente sua fé, mas a procissão de Nossa Senhora das Dores tocou profundamente o coração dos fiéis. O clero uniu-se aos jovens, proporcionando ao povo de Deus um verdadeiro Kairós.

5-            Perspectivas: Fica o desejo de continuar se esforçando para ampliação do Setor Juventude em nível diocesano e lutar em favor da vida dos jovens, bem como se preparar para a Pré-jornada nas dioceses e JMJ no Rio de Janeiro. Para isso, fizeram uma cópia da Cruz da JMJ para que todas as paróquias possam continuar fazendo o caminho de fé num estado permanente de missão, como pede a Igreja do Brasil.

6-            Despedida: Entre lágrimas, oração e aplausos, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora partiram de São João Del Rei até Montes Claros; em seguida, no dia 30/11, Dom Cesar, bispo referencial da Juventude do Regional Nordeste 3, andou mais de 600km até chegar à Bahia.

P. Antonio Ramos do Prado, sdb

Assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude – CNBB

Coordenador da Peregrinação da Cruz de Jesus Cristo e do Ícone de Nossa Senhora da JMJ no Brasil

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email