Com os jovens, Papa conclui viagem a Mianmar: coragem e alegria

Com os jovens, Papa conclui viagem a Mianmar: coragem e alegria

O Papa dedicou aos jovens seu último compromisso em terras birmanesas.

Jovens em oração na Catedral de Yangun – AP

Com a missa celebrada na Catedral Santa Maria, em Yangun, Francisco se despediu de Mianmar com uma mensagem de encorajamento à futura geração.

Com a capacidade para acolher 1.500 pessoas, inúmeros fiéis acompanharam a celebração do lado de fora da Catedral e até mesmo pelas ruas.

Comoventes cantos da tradição local animaram a cerimônia, vivida em espírito de recolhimento pelos jovens vestidos todos com trajes típicos. Confira no vídeo:

O canto dos jovens birmaneses na Missa com o Papa

Viagem Miannar: canto dos jovens na MissaO Papa dedicou aos jovens sua última atividade em Mianmar. Seus cantos durante a celebração emocionaram pela beleza, harmonia e espiritualidade que transmitiam e pela entrega com que cantavam (Vc pode conferir no post da transmissão AO VIVO da Missa de nossa enviada Bianca Fraccalvieri). Confira um pouco mais destas vozes, neste breve vídeo (https://goo.gl/gFHKix) (Video: SPC_VA):

Publié par Rádio Vaticano – Programa Brasileiro sur mercredi 29 novembre 2017

“Vocês são uma boa-nova, porque são sinais concretos da fé da Igreja em Jesus Cristo, que nos traz uma alegria e uma esperança que jamais terão fim”, disse o Papa em italiano, intercalando a homilia com a tradução em birmanês.

Mas é possível falar de boas-novas quando tanta injustiça, pobreza e miséria estende a sua sombra sobre nós e o nosso mundo?, questionou Francisco.

“Contudo gostaria que deste lugar partisse uma mensagem muito clara. Gostaria que as pessoas soubessem que vocês não têm medo de acreditar na boa-nova da misericórdia de Deus, porque essa boa-nova tem um nome e um rosto: Jesus Cristo.”

O Pontífice pediu que os jovens sejam mensageiros desta boa-nova a todos que precisam de suas orações, solidariedade e paixão pelos direitos humanos, pela justiça e pelo crescimento daquilo que Jesus dá: amor e paz.

Comentando a primeira Leitura, em que São Paulo formula perguntas sobre o anúncio da boa-nova, Francisco disse que como “avô” gostaria de apontar aos jovens o caminho para serem mensageiros de Cristo.

Antes de tudo, que falem com Deus na oração, compartilhando com Ele os medos e as preocupações, os sonhos e as esperanças.

“Não tenham medo de colocar perguntas que façam as pessoas a pensar! Gostaria de pedir para gritar, mas não com a voz; gostaria que gritassem com a vida, com o coração, de modo a ser sinais de esperança para quem está sozinho.”

Não se atirem para a frente com as próprias forças, acrescentou Francisco, mas sigam Cristo. “Seja qual for a vocação, eu os exorto: sejam corajosos, sejam generosos e, sobretudo, sejam alegres!”

O Papa confiou todos os jovens à intercessão de Maria e com a saudação em birmanês – Myanmar pyi ko Payarthakin Kaung gi pei pa sei (Deus abençoe Mianmar) – concluiu sob aplausos a sua homilia.

A Missa não foi transmitida. Assim, nossa equipe presente em Mianmar conseguiu fazer uma transmissão AO VIVO para nossa página no facebook (até a homilia), desde a chegada do Papa. E o que chamou a atenção, foi a beleza dos cânticos em língua local e o envolvimento e entrega dos jovens:

Missa do Papa com os jovens na Catedral em Yangun

Viagem Mianmar: Missa do Papa com os jovensEstamos AO VIVO transmitindo a Missa do Papa Francisco com os jovens na Catedral Santa Maria, em Yangun (até a homilia). (Video: SPC_VA)

Publié par Rádio Vaticano – Programa Brasileiro sur mercredi 29 novembre 2017

A Catedral Santa Maria ficou pequena para acolher todos os que gostariam de participar da Missa com Francisco. A alegria contagiante destes jovens que aguardavam o Papa na saída pode ser conferida nestas imagens de nossos enviados a Mianmar:

Multidão acolhe Francisco na saída da Catedral em Yangun

Viagem Mianmar: acolhida ao Papa na saída da Catedral em YangunA Catedral Santa Maria ficou pequena para acolher todos os que gostariam de participar da Missa com Francisco. A alegria contagiante destes jovens que aguardavam o Papa na saída pode ser conferida nestas imagens de nossos enviados a Mianmar.https://goo.gl/gFHKix (Video: SPC_VA)

Publié par Rádio Vaticano – Programa Brasileiro sur mercredi 29 novembre 2017

por Rádio Vaticano.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email