Com muita animação, Diocese de Araçuaí celebra DNJ

Com muita animação, Diocese de Araçuaí celebra DNJ

dnj-1

No dia 20 de Novembro a juventude da Diocese de Araçuaí, Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, se reuniu para celebrar o DNJ – Dia Nacional da Juventude, que neste ano tem como tema “Juventude e nossa casa comum” e o lema “Vou criar novo céu e nova terra” (Is 65,17).

Neste ano, o DNJ teve como grande diferencial a concomitância com a festa dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, no Rio Paraíba. A juventude experimentou um momento privilegiado para protagonizar a sua participação na Igreja e na sociedade. O #ROTA300 é o caminho para que isso aconteça: jovens de todas as paróquias da Diocese puderam encontrar-se com a imagem e fazer seu momento de oração e devoção.

Representantes de quase todas as paróquias marcaram presença neste grande evento, que contou com a presença de aproximadamente 1600 jovens. A concentração se deu na Praça da Igreja Matriz em Araçuaí-MG, onde os jovens receberam a réplica da Imagem de Nossa Senhora Aparecida. O Bispo diocesano, Dom Marcello Romano, recebeu em suas mãos a imagem e deu a benção para os jovens. Dom Marcelo ainda motivou os jovens para que, assim como Maria, sejam discípulos missionários do Cristo. Após este momento, os jovens saíram em caminhada pelas ruas da cidade com muita animação, levando no andor a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida.

O evento realizou-se no poliesportivo do Colégio das Irmãs Franciscanas Penitentes Recolentinas. Logo após a caminhada, os jovens se prepararam para a celebração da Santa Missa presidida pelo bispo Dom Marcello e concelebrada por padres de diversas paróquias.  A animação da celebração ficou por conta da equipe de juventude da cidade de Itaobim. Com muito fervor e oração os jovens participaram deste momento de grande graça para a Diocese. Jovens das comunidades rurais e urbanas manifestaram com gestos de fé e de oração a sua devoção por Nossa Senhora Aparecida e a alegria de estarem participando do DNJ.

Após a celebração da Santa Eucaristia, o Ministério Luz, da cidade de Itinga, agitou a galera com louvores e cantos de animação. A juventude expresou a alegria e a esperança de um novo tempo. Em seguida, dois palestrantes abordaram a temática do DNJ, comentando e dialogando quanto à importância de se cuidar do Planeta, nossa casa comum. Esse momento de diálogo fomentou na juventude a importância e o papel que cada um tem para com o cuidado com o ser humano,  a casa comum e as questões ecológicas.

Encerrando o evento, a juventude foi “presenteada” com um grande show do cantor Alex Soull e banda, da cidade de Vitória da Conquista, Bahia. A alegria e energia da juventude eram manifestadas em seus rostos e coreografias diversas. O show consagrou a tarde do DNJ 2016 como um momento de muita festa, louvor e oração. Por fim, o coordenador diocesano da juventude, Padre Fernando Luiz manifestou seu sentimento de gratidão pela presença de todos e fez os agradecimentos a todas as equipes regionais e comissões que se empenharam para realização de mais um Dia Nacional da Juventude.

Por Fernando Rodrigues, Assessor Diocesano da Juventude de Araçuaí

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email