Chegou a vez das Juventudes: processo de Escuta da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe

Chegou a vez das Juventudes: processo de Escuta da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe

O processo de escuta em preparação à Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe está acontecendo em todo o continente e é uma oportunidade de todos serem ouvidos como sujeitos eclesiais, ou seja, como membros da Igreja Corpo de Cristo, Povo de Deus.

Como já sabemos, a Assembleia Eclesial foi uma proposta do Papa Francisco ao CELAM. Ele quer que seja um grande encontro de todo o povo de Deus. Uma experiência de sinodalidade que acontecerá no México, em novembro deste ano, de forma presencial e virtual com o tema “Todos somos discípulos missionários em saída”.

A juventude não pode ficar fora dessa!

Clique e faça sua inscrição gratuita!

Pensando nisso, a Pastoral Juvenil, além das escutas feitas nos pequenos grupos e dos fóruns internacionais, convida para momento especial de escuta nacional. Para participar é muito fácil, basta se inscrever através deste formulário – clique aqui. 

Nosso encontro será no dia 21 de agosto, a partir das 9h, em reunião virtual. Para receber o link inscreva-se e prepare-se com a leitura da Christus Vivit, sobretudo o capítulo VII, sobre a “Pastoral dos jovens”. Este será o tema do nosso encontro. Vamos refletir e sugerir formas de fazer acontecer uma pastoral juvenil que consiga entender e acolher as linguagens e necessidades dos jovens de hoje.

 

Animação motiva as comunidades a participar do Processo de Escuta

Para ajudar as comunidades a organizarem e promoverem o processo de escuta para a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, foi produzida pela equipe de comunicação da diocese de Joinville (SC) e do Regional Sul 4 da CNBB uma animação com a história de uma comunidade paroquial que se mobiliza para contribuir neste caminho sinodal da Igreja no continente.

Com criatividade e dinamismo, as Assessorias de Comunicação do Regional Sul 4 e da diocese de Joinville montaram o roteiro e prepararam a animação. O vídeo também contou com o apoio da Pastoral do Surdo do Regional Sul 4 para a interpretação em Libras.

E quem também participou desse processo foi a jovem designer Carolina de Oliveira conta que foi “um prazer enorme participar do processo de criação”.

A jovem designer Carolina de Oliveira (Foto: CNBB).

“O Processo de Escuta da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, é a oportunidade de todos nós participarmos, dando contribuição para conhecermos quais são os desafios e os apelos para evangelizar em terras latino-americanas e caribenhas. Esse conteúdo foi elaborado por muitos e nós, da Assessoria de Comunicação, fizemos parte tanto na hora de roteirizar o vídeo como na elaboração da animação. Buscamos vozes locais de nossa Diocese e nossas próprias vozes, minha e do Eduardo Schmitz, para alegrar ainda mais esse conteúdo que irá chegar para o povo de Deus”, partilha Carolina.

 

da redação com informações da CNBB.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email