Chegou a vez das Juventudes: processo de Escuta da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe

Chegou a vez das Juventudes: processo de Escuta da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe

O processo de escuta em preparação à Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe está acontecendo em todo o continente e é uma oportunidade de todos serem ouvidos como sujeitos eclesiais, ou seja, como membros da Igreja Corpo de Cristo, Povo de Deus.

Como já sabemos, a Assembleia Eclesial foi uma proposta do Papa Francisco ao CELAM. Ele quer que seja um grande encontro de todo o povo de Deus. Uma experiência de sinodalidade que acontecerá no México, em novembro deste ano, de forma presencial e virtual com o tema “Todos somos discípulos missionários em saída”.

A juventude não pode ficar fora dessa!

Clique e faça sua inscrição gratuita!

Pensando nisso, a Pastoral Juvenil, além das escutas feitas nos pequenos grupos e dos fóruns internacionais, convida para momento especial de escuta nacional. Para participar é muito fácil, basta se inscrever através deste formulário – clique aqui. 

Nosso encontro será no dia 21 de agosto, a partir das 9h, em reunião virtual. Para receber o link inscreva-se e prepare-se com a leitura da Christus Vivit, sobretudo o capítulo VII, sobre a “Pastoral dos jovens”. Este será o tema do nosso encontro. Vamos refletir e sugerir formas de fazer acontecer uma pastoral juvenil que consiga entender e acolher as linguagens e necessidades dos jovens de hoje.

 

Animação motiva as comunidades a participar do Processo de Escuta

Para ajudar as comunidades a organizarem e promoverem o processo de escuta para a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, foi produzida pela equipe de comunicação da diocese de Joinville (SC) e do Regional Sul 4 da CNBB uma animação com a história de uma comunidade paroquial que se mobiliza para contribuir neste caminho sinodal da Igreja no continente.

Com criatividade e dinamismo, as Assessorias de Comunicação do Regional Sul 4 e da diocese de Joinville montaram o roteiro e prepararam a animação. O vídeo também contou com o apoio da Pastoral do Surdo do Regional Sul 4 para a interpretação em Libras.

E quem também participou desse processo foi a jovem designer Carolina de Oliveira conta que foi “um prazer enorme participar do processo de criação”.

A jovem designer Carolina de Oliveira (Foto: CNBB).

“O Processo de Escuta da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, é a oportunidade de todos nós participarmos, dando contribuição para conhecermos quais são os desafios e os apelos para evangelizar em terras latino-americanas e caribenhas. Esse conteúdo foi elaborado por muitos e nós, da Assessoria de Comunicação, fizemos parte tanto na hora de roteirizar o vídeo como na elaboração da animação. Buscamos vozes locais de nossa Diocese e nossas próprias vozes, minha e do Eduardo Schmitz, para alegrar ainda mais esse conteúdo que irá chegar para o povo de Deus”, partilha Carolina.

 

da redação com informações da CNBB.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email