“Chamados pelo nome e como somos”: Papa Francisco é acolhido na JMJ Lisboa 2023

“Chamados pelo nome e como somos”: Papa Francisco é acolhido na JMJ Lisboa 2023

Deus nos chama pelo nome, e nos chama como somos. Assim o Papa Francisco acolheu os milhares de jovens peregrinos no fim da tarde desta quinta-feira, 03 de agosto. A Cerimônia de Acolhida ao Santo Padre, realizada na Colina do Encontro, foi mais um dos atos centrais da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, que segue até o próximo domingo, 06 de agosto.

A cerimônia iniciou com a chegada de Francisco, que passou em meio à multidão no papamóvel. Após as palavras de acolhida do Patriarca de Lisboa, Cardeal Manuel Clemente, a cultura portuguesa foi exaltada por meio da música e da dança. Uma carta de acolhida dos jovens ao Santo Padre foi lida em vários idiomas, e entregue a Francisco por uma religiosa.

Um dos momentos mais marcantes da Cerimônia de Acolhida foi a entrada das bandeiras dos países que participam da JMJ Lisboa 2023. O Brasil foi representado pelo jovem Vinícius Raposo, que levou a bandeira brasileira diante do Papa e da multidão de jovens, representando os movimentos eclesiais. “Foi um dos momentos mais marcantes que eu já vivi em toda a minha vida. Carregar a bandeira do Brasil é uma responsabilidade muito grande. E eu estava representando milhões de jovens brasileiros que gostariam de estar na Jornada. Foi uma emoção pois pude dividir o mesmo altar com o Papa Francisco. Entrar com a bandeira, olhar para o lado e enxergar aquele homem que é referência de vida, referência para todos nós, foi muito especial”, conta Vinícius. 

Em sua mensagem aos jovens, o Papa destacou o chamado individual que Deus faz a cada pessoa humana, mesmo com as limitações de cada um. “(…) É por isso que nós, sua Igreja, somos a comunidade dos que são chamados; não somos a comunidade dos melhores, não! Somos todos pecadores, mas somos chamados assim como somos”, disse Francisco.

Foto: Jovens Conectados/CNBB /Layla

“Todos, todos todos!”
A fala do Santo Padre entusiasmou a multidão de jovens, que, a pedido do Papa, repetiam expressões fortes da mensagem. Uma das mais marcantes foi quando Francisco pediu aos peregrinos repetirem que, na Igreja, há espaço para todos.

“Amigos, quero ser claro convosco, que sois alérgicos à falsidade e às palavras vazias: na Igreja há espaço para todos. Para todos. Na Igreja, ninguém é de sobra. Nenhum está a mais. Há espaço para todos. Assim como somos.”

Confira a mensagem completa do Papa Francisco – CLIQUE AQUI!

Repercussão do discurso do Papa Francisco

Dom Amilton Manoel da Silva, Bispo Diocesano de Guarapuava – Paraná, que também está em Portugal para a JMJ Lisboa 2023, comentou, antes de uma das Catequeses Rise Up para jovens de Língua Portuguesa, a fala do Santo Padre na Cerimônia de Acolhida.

da redação, Jovens Conectados.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email