Caminhos percorridos e a percorrer…

Caminhos percorridos e a percorrer…

No mês de junho de 2010 Pe. Tarcisio Rech e Ir. Zenilde Fontes iniciaram um processo de escuta de lideranças e grupos que trabalham ou trabalharam com juventude no Rio Grande do Sul: Bispos, Coordenadores de Pastorais, Coordenação Regional da Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude Estudantil, Pastoral da Juventude Rural, Congregações que possuem o carisma de trabalho com a juventude e educação, Movimentos e Comunidades Novas. Lançava-e a pergunta: que serviço, sob a coordenação da CNBB – Regional Sul 3, precisamos oferecer para atender as necessidades de evangelização da juventude no Estado? Os relatos foram sistematizados e apresentados na primeira Assembleia das juventudes ocorrida em agosto de 2010, onde foi confirmado que o regional deveria oferecer um trabalho que atendesse de Animação Regional com enfoque na Formação de Acompanhante adulto/assessores e de Articulação do Setor diocesano. Os encaminhamentos seguiram com um grupo para pensar o plano de ação apresentado na segunda Assembleia da juventude ocorrida em novembro 2010. O segundo passo foi visitar as Dioceses, ouvir e perceber a realidade in loco. Até o presente momento foram visitadas todas as Dioceses, sendo que “em algumas” as visitas foram diversas, conforme a solicitação.

Hoje, compreendemos a Evangelização da Juventude como uma Prioridade de toda Igreja do RS, um apelo, uma necessidade e, por isso, propomos que cada Diocese tenha uma equipe que pense a evangelização da juventude (Setor) com todos os atores que evangelizam juventude naquela realidade: SAV, Congregações, Catequese, Pastoral Familiar, Pastoral da Educação, Movimentos, Pastorais da Juventude, Comunidades Novas. Esses necessitam se encontrar para compreender, em conjunto, a proposta de evangelização da juventude da Igreja do Brasil e projetar, à luz e em comunhão da realidade local, a atuação evangelizadora da Igreja junto aos jovens. Concomitante está sendo aplicada uma pesquisa que tem a finalidade de mapear o percentual e perfil de jovens que freqüentam nossas comunidades na qualidade de grupos, potencialidades em assessoria/acompanhante adulto e compreensão do setor. Para os próximos meses pretende-se: a leitura dos dados (pesquisa), efetuada pela UNISINOS; uma proposta para consolidação do setor juventude nas dioceses; momentos de formação junto às dioceses e uma proposta de trabalho regional.

Diante desse cenário encontramos alguns desafios: criar espaço que pense a evangelização da juventude nas dioceses com representação de todos os atores que evangelizam juventude, a solidificação e articulação dos grupos de comunidades em suas identidades, a falta de acompanhante adulto/assessores, a integração da VRC junto aos espaços que pensem a evangelização da juventude e junto aos grupos locais e a questão financeira.

Atualmente, algumas Congregações, através de contribuições espontâneas, mantêm uma Religiosa para a Coordenação do Serviço e uma jovem/assessora por 20 horas. Temos o trabalho voluntário de algumas religiosa/os para contribuir na reflexão e encaminhamentos. A infraestrutura e logística são mantidas pelo Secretariado da CNBB. Vivemos um tempo oportuno de trabalho em conjunto e fica aqui o convite para as Congregações que se sentirem interpeladas pela proposta a entrarem em contato com o Serviço de Animação e Articulação da Juventude/RS para juntos vermos a forma de participação nesse Serviço, conforme os desafios registrados. Para essas questões financeiras temos uma conta bancária específica para isso, entre em contato

Juntos continuemos a missão confiada a nós em comunhão eclesial.

Por Irmã Zenilde Fontes e Padre Tarcisio RechServiço de Animação e Articulação da Juventude/RS

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email