Brasília recebe II Congresso Nacional de Jovens do Regnum Christi

Brasília recebe II Congresso Nacional de Jovens do Regnum Christi

IMG_4077

Com o tema “Identidade e Missão: sou o que faço ou faço o que sou?”, Brasília reuniu, neste fim de semana, mais de 60 jovens de todo o país para o II congresso organizado pelo movimento Regnum Christi. O encontro contou com a presença de Dom Eduardo Pinheiro, presidente da Comissão Episcopal para a Juventude.

O congresso teve início na sexta-feira (28), no auditório da Cúria da Catedral Metropolitana de Brasília, com uma dinâmica de conhecimento entre os participantes e um vídeo de reflexão com a pergunta “Quem é você?”. O objetivo da atividade era despertar a identidade de cada um que estava presente.

No sábado, o dia foi marcado por palestras sobre personalidade, que convidou os jovens a se desafiarem e irem atrás de sua missão. Neste momento, quatro jovens e um sacerdote fizeram parte de uma mesa redonda sobre o tema e compartilharam atitudes que lhes ajudam a ser o que Deus espera no dia a dia.

Para o psicólogo Marcelo Tomokiti, é difícil encontrar respostas concretas em uma vida tão corrida. “É preciso ver, enxergar, entrar em contato e prestar atenção no que acontece ao nosso redor e assim, encontrar a vontade de Deus para nós em cada momento”, afirmou.

O filósofo Jerônimo Laurício encerrou este momento ao lembrar que todos os católicos devem ser missionários e citou a frase do Papa Francisco, na Evangelium Gaudi. “Eu sou uma missão. Essa deve ser a nossa identidade”, disse.

Identidade: um projeto de Vida

Durante a tarde de sábado,  os jovens receberam Dom Eduardo Pinheiro, que falou sobre o projeto pessoal da vida de cada um. Ele convidou os jovens a refletirem sobre o que querem ser no futuro e começarem a planejá-lo agora.

“É nessa fase da vida que fazemos as grandes decisões dos próximos 50 anos. Precisamos valorizar o presente se quisermos viver o futuro. Para falar de quem somos, precisamos ter respostas. Quem tem projeto de vida, mesmo quando algo não dá certo, não se desanima”, destacou.

De acordo com o bispo, o projeto de vida passa por três etapas: aonde quero chegar, onde estou e o que tenho de fazer para chegar à minha meta.

“Nosso projeto de vida é o nosso caminho, nossa verdade e nossa vida. Tem um referencial, um rosto, um nome: Jesus Cristo. Ele é a permanente fonte, primeira e primordial – do nosso projeto pessoal”, concluiu.

No domingo (30) e último dia do encontro, houve uma segunda mesa redonda para discutir o tema “missão”, composta por um sacerdote, uma leiga consagrada, o responsável pela ONG Sonhar Acordado no Brasil e um jovem policial. Eles falaram sobre a autenticidade e a missão de cada um em seu estado de vida e sobre a felicidade que é consequência desta missão.  “O meu agir segue o meu ser. E descubro o meu ser, pelo meu agir”, resumiu o sacerdote colombiano Juan Botero.

Quando você busca sua missão, você passa por todas as etapas. E sobre este tema, Fernando Duarte, diretor de um projeto que leva valores às escolas do Distrito Federal, concluiu a última palestra do congresso. “Devemos perder o medo de errar. Aprender com os erros e seguir em frente é essencial”, finalizou, muito aplaudido pelos jovens.

Por Amandda Souza, da Equipe Jovens Conectados

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email